Participamos do

Sesa anuncia novo diretor do Hospital de Messejana

Cardiologista Frederico Augusto de Lima e Silva assume pela terceira vez a gestão do HM, após três diretores terem entregado os cargos
15:15 | Abr. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a saída de três diretores do Hospital de Messejana (HM) e de quatro gestores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no último dia 6, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) anunciou o médico cardiologista Frederico Augusto de Lima e Silva como novo diretor geral do HM.

As entregas no HM foram dos cargos de diretor geral, agora assumido por Frederico Augusto, técnico e administrativo-financeiro. Os outros dois cargos no HM que permanecem vagos deverão ter nomeações decididas pela nova gestão, explicou assessoria de impresa da Sesa. O novo diretor geral do HGF, conforme a Sesa, está sendo decidido pelo Governo do Estado e deve ser anunciado "a qualquer momento". 

Crise 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme os diretores que entregaram os cargos, houve perda de autonomia administrativa das decisões na gestão dos hospitais.

“A gestão financeira está centralizada na Sesa, mas continuo com minha responsabilidade por estar assinando. É o meu nome como diretora que está lá. Estou na ponta do processo e preciso dar uma satisfação aos meus colegas”, argumentou Filadélfia Passos, que era até então diretora do Hospital de Messejana.

Perfil do novo diretor

De acordo com a Sesa, dr. Fred, como é conhecido, tem 68 anos de idade e trabalha com gestão de saúde pública há 41 anos. Ele retorna a direção o HM, onde atende pacientes com doenças cardíacas, para a sua terceira gestão.

Com gestão, ele acumula diversas experiências tanto em nível estadual como em nível municipal. Foi secretário da Saúde do Estado, em 1990. Foi o primeiro superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado, em 1993. Ainda na rede pública estadual foi diretor do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e diretor da Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec).

Na gestão municipal, o novo diretor geral do Hospital de Messejana, viveu três experiências: secretário da saúde de Caucaia, secretário da saúde de Maracanaú e diretor do Hospital de Maracanaú.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Frederico Augusto de Lima e Silva tem residência em cardiologia e residência em hemodinâmica. As duas residências pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Além de mestrado em saúde pública pela UFC. É coordenador da cadeira de Cardiologia da Faculdade Unichristus.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente