Participamos do

Retirada de semáforo aumenta congestionamento

As mudanças têm o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego na região. Agentes da AMC e da operação Via Livre orientam motoristas sobre mudanças. Pedestres criticam retirada de faixa
16:21 | Abr. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O semáforo do cruzamento entre a rua Armando Oliveira e a av. Bezerra de Menezes foi desativado na manhã desta sexta-feira, 15. O trânsito na região ficou congestionado nas primeiras horas da manhã, após a mudança, mas ao longo do dia foi normalizado. Um conjunto de medidas foi implantado com o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego na região.
 
Entre as mudanças realizadas nas imediações estão o fechamento do canteiro central, remoção de faixas de pedestres e desvio do itinerário de três linhas de ônibus. Nesse período de adaptação, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da operação Via Livre, da Prefeitura de Fortaleza, orientam quem passa pelo local.
 
Durante a manhã, a região ficou congestionada, principalmente na avenida Humberto Monte, que recebe a maior parte dos veículos impedidos de trafegar no trecho bloqueado da rua Armando Oliveira. Apesar da presença de orientadores de tráfego da Prefeitura, os transeuntes reclamam da retirada da faixa de pedestres do local.
 
Apoiando-se em uma bengala, a aposentada Crisântema Oliveira, 93, tentava atravessar a avenida Bezerra de Menezes no local onde o semáforo foi retirado e foi orientada pelo agente de trânsito a se dirigir à próxima faixa de pedestres, a cerca de 100 metros da que foi apagada. Reclamou da distância, mas acabou por seguir a sugestão do agente. Outros preferiram arriscar a travessia fora da faixa. “Está complicado porque os pedestres não estão obedecendo”, explicou o agente de tráfego Alisson Vasconcelos, 27.
 
As alterações têm o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito no local, que era foco de congestionamentos, beneficiando principalmente os coletivos que circulam nos dois sentidos da via.  
 
A obra para fechar o canteiro central do cruzamento entre a avenida Bezerra de Menezes e a rua Armando Oliveira começou na manhã de hoje e deverá ser concluída amanhã, 15, no inicio da noite. Até a finalização, o trecho da rua Armando Oliveira entre a rua Azevedo Bolão e a avenida Bezerra de Menezes ficará bloqueado para veículos. Após a liberação do trecho, condutores que transitam na rua Armando Oliveira deverão convergir à direita na avenida Bezerra de Menezes, respeitando-a como via preferencial. 
 
Mudanças de itinerário
 
Devido ao fechamento do canteiro central, foram alterados os seguintes itinerários:
 
- A linha (060) Parquelândia/Parangaba, quando trafegar no sentido volta, pega a Av. Humberto Monte, Av. Gov. Parsifal Barroso e retorna ao itinerário oficial.
 
- A linha (389) Jovita Feitosa/Shopping Benfica, quando trafegar no sentido volta, acessa a Av. Humberto Monte, Av. Gov. Parsifal Barroso, R. Maria Mirian F. de Souza, R. Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Av. Mister Hull e retorna ao itinerário oficial.
 
- A linha (757) Vila Velha/Centro, quando trafegar no sentido ida, deve utilizar a Av. Bezerra de Menezes, R. Moreira de Souza, R. Azevedo Bolão, Av. Humberto Monte, Av. Gov. Parsifal Barroso e retorna ao itinerário oficial. Quando trafegar no sentido volta, acessa a Av. Gov. Parsifal Barroso, R. Maria Mirian F. de Souza, R. Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Av. Mister Hull e retorna ao itinerário oficial.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente