Participamos do

Projeto cearense propõe jogo de "quadribol" no espaço em evento da Nasa

Grupo desenvolve drone que simula jogo da série Harry Potter
18:23 | Abr. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
E se as emoções de uma partida de quadribol em Hogwarts do mundo de Harry Potter ocorressem no espaço? Estudantes do ensino médio fortalezenses tiveram essa ideia e desenvolveram o projeto "The Silver Snitch", vencedor local da Nasa Space Apps Challenge.

O evento é uma maratona internacional criada pela Nasa (Agência Espacial Americana). A ideia do desafio "Space Recreation" era pensar novas maneiras para que astronautas e cosmonautas usem seu tempo livre enquanto vivem a bordo de uma estação espacial internacional.

A equipe do Silver Snitch teve como inspiração o famoso jogo de quadribol da série de ficção Harry Potter. Eles desenvolveram um drone esférico que poderia servir como "pomo de ouro". Além disso, com o robô, os astronautas poderiam fazer outros esportes ou brincadeiras como tênis e caça ao drone.

A equipe cearense foi formada pelos alunos do colégio Farias Brito Marcus Vinícius Holanda de Lima, Mariana Rêgo Gomes Alves, Erlenete Sousa, Luana Albuquerque, Aron Maciel, além de Bárbara Brandão, graduanda em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

"O drone The Silver Snitch será equipado por "um conjunto de seis motores ligados a hélices que serão usados como propulsores, além de quatro sensores de velocidade e proximidade que permitirão que o robô se mova suavemente e identifique obstáculos sem colidir com a nave", explica Marcos Vinicius.

Outras equipes também ganharam prêmios no evento. O projeto AIRllergic, um aplicativo que mapeia a situação ambiental em tempo real e em qualquer lugar do planeta, auxiliando pessoas que possuam algum tipo de alergia respiratória, conquistou o segundo lugar. Na categoria People´s Choice, o vencedor foi o projeto TEP - Tensioned Elastic Platform, um aparelho para auxiliar na prática esportiva dos astronautas.

Sobre o Nasa Space Apps Challenge

Em Fortaleza, 13 equipes participaram do evento, que ocorreu simultaneamente em 193 cidades e 72 países entre os dias 22 e 24 de abril. Foram desenvolvidos aplicativos, jogos, softwares de tratamento de dados, hardwares e protótipos que solucionem os problemas propostos pela Nasa nas áreas de Tecnologia, Aeronáutica, Estação Espacial, Sistema Solar, Terra e Jornada à Marte.

Os vencedores irão representar o Ceará na competição global, que vai escolher os ganhadores em cinco categorias para assistir ao lançamento de um veículo espacial no Centro Espacial John F. Kennedy (KSC), em Cabo Canaveral (EUA).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente