Participamos do

Pefoce implanta serviço de identificação em hospitais

Com um equipamento portátil, as digitais de pacientes ou falecidos são coletadas e em poucas horas informações são reveladas
22:25 | Abr. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma ação da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) implantada em alguns hospitais de Fortaleza tem ajudado na identificação de pessoas sem documentos e sem contato familiar.

Com um equipamento portátil chamado Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), as digitais de pacientes ou falecidos são coletadas e em poucas horas informações como os nomes dos pais, endereço, telefone e até a ficha criminal são reveladas. As informações são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Antes do serviço, alguns enfermos ficavam ocupando leitos durante meses, mesmo depois de receberem alta, pois não tinham para onde ir.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atuação da Pefoce

A Pefoce atualmente possui um convênio com o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSM). A meta é estender o trabalho a todas as unidades hospitalares públicas de Fortaleza.

De acordo com o site da SSPDS, neste ano, o Instituto Doutor José Frota (IJF) já recebeu 58 pessoas sem identificação. Com o serviço realizado pela Pefoce, hoje não existe mais nenhum paciente sem estar identificado. Quando as pessoas chegam sem documentos, o serviço social entra em contato com a Pefoce e em 90% dos casos a impressão digital ajuda a encontrar algum familiar.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente