Participamos do

Entrega de materiais recicláveis passa a gerar crédito na conta de energia

O cidadão pode se cadastrar para que o material deixado vire crédito a ser abatido na tarifa
13:02 | Abr. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O lixo gerado em casa com potencial para ser reaproveitado em processos de reciclagem passa, a partir de segunda-feira, 2, a gerar descontos na conta de luz do fortalezense. Nos nove ecopontos da Capital, o cidadão pode se cadastrar para que o material deixado vire crédito a ser abatido na tarifa. Lançado neste sábado, 30, o programa Recicla Fortaleza ampliará os bônus para o Bilhete Único e a conta de água nos próximos dois meses.

Vidro, metal, papel, plástico, óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (como caixas de leite e sucos) são os materiais que geram crédito, a partir do peso entregue e do valor de cada item em tabela de preços atualizada mensalmente nos ecopontos. Para isto, eles precisam estar livres de sobra de alimentos.

Para fazer o cadastro, o cidadão precisa levar uma conta de energia recente. Ao receber o cartão magnético na hora, fica a escolha de aproveitar o bônus na própria conta ou fazer uma doação para alguma das instituições cadastradas no ecoponto. No ato da entrega dos materiais, o crédito é destinado automaticamente e deve ser conferido pelo beneficiário na próxima conta recebida.

A geração de créditos no Bilhete Único está prevista para funcionar a partir do dia 30 de maio. No dia 30 de junho, o mesmo processo deve começar para a conta de água, estima o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo. Três novos ecopontos devem ser inaugurados em maio: nos bairros Vila Velha, Cidade 2000 e Serrinha.

A iniciativa estimula o pequeno gerador de lixo a fazer a segregação dos materiais, contribuir para a reciclagem e evitar o descarte em pontos de lixo, explica João Pupo. A partir dos ecopontos, os materiais são vendidos pela Prefeitura às empresas de reciclagem. Com a venda, o dinheiro retorna à Companhia Energética do Ceará (Coelce), primeira parceira do Recicla Fortaleza.

Ecopontos

Na manhã do sábado, o nono ecoponto de Fortaleza foi inaugurado no bairro Edson Queiroz pelo prefeito Roberto Cláudio. O novo equipamento fica na esquina das ruas Hill de Moraes e Vereador José Batista.

Segundo o prefeito, serão 25 locais entregues até o fim deste ano. Os equipamentos recebem também entulhos de obra em pequena proporção, restos de poda, móveis velhos, pneus, pilhas e aparelhos eletroeletrônicos. Até agora, outros bairros que têm o equipamento são: Barra do Ceará, Fátima, Vila Peri, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, São João do Tauape e Varjota.

Confira os materiais que geram crédito na conta de energia:

Vidros: garrafas de cerveja, embalagens de café solúvel e maionese, garrafas de refrigerante, vinho e aguardente, potes e cacos brancos.

Metais (exceto cobre): ferros em geral, alumínio, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, latão, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papéis: papelão, jornais, livros, cadernos, papéis brancos e papéis mistos.

Plásticos: garrafas de refrigerantes(PET), filme, PVC, mangueiras, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros: óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Materiais que não geram créditos

Restos de alimentos, esponjas de aço, embalagens de ovos, papel higiênico, fraldas descartáveis, papel sujo ou plastificado, lâmpadas fluorescentes, lixo hospitalar, resíduos industriais, restos de construção, óleo lubrificante, caixas de sabão em pó, guardanapos, lenços de papel, pneus, embalagens aluminizadas, isopor, cabos e fios, espelhos, cristais, tintas, CDs, fitas K7, fitas de vídeo, tecidos, couros, espumas, madeiras, cerâmicas e porcelanas.

Ecopontos

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.

São João do Tauape

Avenida Visconde do Rio Branco, s/n. Anexo ao Parque Rio Branco

Varjota

Avenida Antônio Justa com rua Meruoca

Bairro de Fátima

Avenida Luciano Carneiro com avenida Eduardo Girão

Vila Peri

Rua Antônio Costa Mendes com Travessa Augusto Ribeiro

Conjunto Esperança

Avenida da Penetração Norte Sul com Rua do Canal

Conjunto Ceará

Avenida Ministro Albuquerque Lima com rua Setecentos e Vinte Um

José Walter

Avenida B com rua 33

Barra do Ceará

Rua Graça Aranha com Travessa 14 de Maio

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente