Participamos do

Começa a implantação da ciclofaixa na avenida Beira Mar

Com mudanças na sinalização vertical e horizontal e também nas vagas de estacionamento, implantação deve ser concluída em abril. Antes, ciclovia era prevista na via.
16:31 | Abr. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A sinalização da avenida Beira-Mar começou a ser modificada para a implantação da ciclofaixa bidirecional da via. O equipamento deve ligar a atual ciclofaixa, localizada no Aterro da Praia de Iracema, ao Mercado dos Peixes, no bairro Mucuripe. O espaço terá 3,1 km de extensão e 2,6 m de largura e vai ficar no lado esquerdo da via, junto ao calçadão. Pela previsão da Prefeitura de Fortaleza, os serviços devem ser concluídos no fim de abril.

Pelo projeto de requalificação da avenida Beira-Mar, divulgado em 2011, a avenida deveria receber uma ciclovia - estrutura destinada aos ciclistas com separação física entre os carros. Em janeiro do ano passado, após manifestação de um grupo de ciclistas que reivindicavam espaço adequado na avenida, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou que os obras aguardavam o início da requalificação da Beira-Mar.

Vagas de estacionamento
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, um estudo técnico apontou mudanças de algumas vagas inclinadas em 45º já existentes na avenida. Entre as avenidas Barão de Studart e Desembargador Moreira e também entre a rua Manuel Jacaré até o Mucuripe, vagas existentes no lado direito da via e inclinadas a 45º serão modificadas e ficarão dispostas em paralelo, ao lado da calçada comum.

Entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Julio Ibiapina, as vagas do lado esquerdo da via e inclinadas em 45º junto ao calçadão da Beira Mar serão reposicionadas. Nesse trecho, a ciclofaixa será separada do trânsito de carros. Ainda nessa área, as vagas no lado esquerdo permanecerão inclinadas em 45º, já as vagas no lado direito não devem sofrer alterações.

Também não vão ser alteradas as das vagas entre as ruas Júlio Ibiapina e Manuel Jacaré.

A avenida Beira Mar tem cerca de 470 vagas de estacionamento. A Prefeitura não informou quantas delas devem deixar de existir com as mudanças previstas.

Convívio
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) deve implantar placas educativas para ciclistas e copistas, orientando sobre a maneira correta de se comportar nos equipamentos. Alguns ciclistas reclamavam do uso da ciclofaixa por corredores da região.

A Prefeitura pretende “monitorar conflitos e orientar moradores, assessorias esportivas e de corrida que utilizam a área”, informou.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente