Participamos do

Ceará registra média de 36 acidentes de trabalho por dia

Dados de 2014 da Previdência Social colocam Estado em 3º no ranking do Nordeste e 12º no Nacional
16:49 | Abr. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A poucos dias do Dia do Trabalho e do Dia da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), uma estatística preocupante para o Estado. O Ceará ocupa 3º no ranking do Nordeste em acidentes de trabalho.

De acordo com o último Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2014, 13.315 trabalhadores cearenses sofreram acidentes de trabalho, o que dá uma média de 36 casos por dia. Os dados apontam que apenas Bahia e Pernambuco estão a frente do Ceará no ranking.

Desses trabalhadores que sofreram acidentes, 60 foram vítimas fatais e 276 ficaram incapacitados de forma permanente para o trabalho.

“Os acidentes criam um impacto na vida e na família do trabalhador, na sociedade, na previdência social, nas empresas e na economia. Além de gerar anualmente milhares de processos com pedidos de indenizações por dano material e moral”, afirma o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará Francisco José Gomes, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

Construção Civil

A construção civil segue como principal setor da economia responsável pelo maior número de acidentes de trabalho. Segundo a Previdência Social, 60 mil trabalhadores sofreram algum tipo de acidente em canteiros de obra no Brasil em 2014.

No Ceará, não existem estatísticas locais para acidentes de trabalho relacionados à construção civil. No entanto, episódio como os desabamentos da varanda do edifício Versailles (dois operários mortos) e da ponte da avenida Raul Barbosa (dois operários mortos e três hospitalizados) demonstram que acidente dessa natureza são recorrentes no Estado.

No Brasil

Em termos nacionais, o Ceará é o 12º colocado no Ranking. No Brasil, em 2014, foram registrados 704 mil acidentes de trabalho, com 2.783 trabalhadores mortos e 13.833 incapacitados permanentemente.

Entre 2013 e 2014, o número de acidentes no Brasil teve um decréscimo de 2,97%. No Ceará, a redução foi mais discreta: 2,1%.

Campanhas

No próximo dia 28 de abril, Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) pretende realizar ações de prevenção e combate aos acidentes de trabalho no Estado. Cerca de 40 instituições públicas e privadas devem participar do evento.

Estão previstos atos públicos, distribuição de material educativo, palestras, visitas a canteiros de obras e veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente