Participamos do

Binário do Montese democratiza espaço e melhora o tráfego, defende Prefeitura

O secretário-executivo da SCSP admite que as infrações no binário ainda são recorrentes, mas destaca que a quantidade vem caindo
12:15 | Abr. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A velocidade média dos automóveis na Prof. Gomes de Matos passou de 17 km/hora para 19 km/hora, no pico da tarde, e na rua Alberto Magno de 12km/hora para 14km/hora, desde a requalificação do Binário no bairro Montese. Os dados foram apresentados ao O POVO Online pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na manhã desta sexta-feira, 8.

O secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, admite que as infrações no binário ainda são recorrentes, mas destaca que a quantidade vem caindo. "É um processo que se constrói com educação, mas mesmo com o desrespeito temos um ganho", avalia.

Com a implantação da faixa de ônibus, a velocidade dos coletivos aumentou em 20%, passando de uma velocidade média - em horários de pico - de 14 km/hora para 16 km/hora. "Se você gastasse 30 minutos, passa a gastar 24 minutos. Isso, ao longo de um mês e de um ano, são várias horas de economia", explica.

Além de maior velocidade, ele cita que a quantidade de infrações reduziu desde julho de 2015. "Em setembro eram 580, em agosto 381, no último mês de março foram 189. É um número que oscila, mas está diminuindo. Logo após a implantação do binário havia um total de 929 infrações por mês. Em cada turno existem patrulhas da AMC que rodam o binário".

A ciclofaixa de lazer, motivo de divergência entre motoristas e ciclistas, representa democratização do espaço viário, conforme o secretário. "Os usuários do modal cicloviário merecem ter espaço só para eles. A locação do espaço viário é muito mais democrática e muito mais racional do que era antes", completa.

Corredor
O binário da Alberto Magno/Prof. Gomes de Matos é necessário para fazer a ligação do terminal da Parangaba com o Centro da cidade. A proposta é de que a ciclovia da avenida Godofredo Maciel se conecte ao binário cicloviário do Montese.

"A rua Germano Franklin vai ganhar ciclovia e vai ganhar faixa de ônibus que vai se conectar à da Gomes de Matos criando um grande corredor nesse gargalo da cidade", explica o secretário.

As obras do chamado binário da Parangaba, que compreende a avenida Germano Francklin e a rua Barão de Canindé, foram anunciadas em janeiro.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente