Participamos do

19% da população de Fortaleza tem alimentação rica em açúcar

De acordo com pesquisa , Capital cearense ocupa o sexto lugar no ranking de capitais com maior frequência de diabetes
11:26 | Abr. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um em cada cinco brasileiros consome doces em excesso, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 7. Em Fortaleza, 19% dos adultos mantêm alimentação rica em açúcar e 14,7% dos adultos consomem refrigerantes frequentemente.

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2015), Fortaleza ocupa o sexto lugar no ranking de capitais com maior frequência de diabetes. O índice está abaixo da média nacional, segundo o levantamento. Os dados do índice nacional são preocupantes diante do avanço das doenças crônicas.


A Vigitel ouviu 54 mil brasileiros e revelou que 19% dos entrevistados bebem refrigerantes cinco vezes ou mais na semana. Os dados apontam que 30% dos jovens entre 18 a 24 anos do Brasil tomam refrigerante diariamente.


O Ministério da Saúde alerta que o diabetes atinge atualmente 7,4% da população adulta. O consumo em excesso de açúcar causa problemas de saúde e vicia, podendo causar dependência, segundo afirmam endocrinologistas. A doença atinge 7,8% das mulheres e 6,9% dos homens.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Conforme os médicos, o açúcar refinado ativa locais do cérebro, que recebem a informação do prazer, como acontece com o uso do álcool e outras drogas.
Diante dos dados, o Ministério da Saúde recomenda que a população diminua o consumo de açúcar e incentive hábitos alimentares mais saudáveis. Além de atentar para a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas é recomendada para prevenir doenças.


Tipos
São dois tipos de diabetes: a DM tipo 1, que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina por completo, e a DM tipo 2, resultado da produção insuficiente ou resistência dos tecidos à ação do hormônio. Para evitar o descontrole da doença é preciso fazer uma reeducação alimentar

Confira alimentos que ajudam a controlar o diabetes:


Peixe

Alimentos ricos em ômega-3 reduzem os níveis de triglicérides e colesterol no sangue.


Maçã
Rica na substância pectina ajuda no controle da glicemia e do mau colesterol. É fonte de várias vitaminas e ajuda a ter mais saciedade.


Aveia
A fibra ajuda a retardar a digestão, o que ajuda a impedir os grandes picos de açúcar no sangue. A beta-glucana presente na aveia é eficaz na melhoria da sensibilidade à insulina.


Canela
Ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

 

Sementes de Linhaça

É fonte de magnésio e ajuda a controlar a glicemia e a liberação da insulina no organismo. Ela também é nutritiva por ser rica em fibras e boas gorduras.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente