Participamos do

O sol está se pondo um minuto mais cedo a cada dia; entenda

O movimento marca o equinócio de outono, período iluminado pelo astro equivalente ao período da noite
17:17 | Mar. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Moradores de Fortaleza já devem ter percebido que o sol está se pondo um pouquinho "mais cedo" a cada dia. É que até o próximo dia 20, a estrela maior chega na linha do Equador e acontece o equinócio de outono. O movimento marca o período iluminado pelo astro equivalente ao período da noite.
 
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o pôr do sol ocorre às 17h48min nesta sexta-feira, 11. Nestes sábado e domingo, o sol se põe um minuto antes. Nas próximas segunda, terça e quarta, o pôr do sol é às 17h46min, e, na próxima quinta, 17h45min.
 
Segundo o meteorologista Raul Sritz, como o período ainda é de verão no hemisfério sul, a exposição do sol é maior. "A partir do próximo dia 20 ele chega no hemisfério Norte, seguindo o movimento natural", comenta. O especialista lembra que a data é um dia após o dia de São José, quando os cearenses esperam "confirmação" da quadra chuvosa. "A crença existe, mas já se verificou que não há nenhuma relação direta com a data".
 
O astrônomo Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura, diz que o dia ainda está "durando um pouquinho mais", mas é algo cíclico. "(Aparentemente o sol) está saindo do trópico de Capricórnio para ir para o Equador. Isso acontece no próximo dia 20 e 22 de setembro. São os equinócios de outono e primavera".
 
Ele esclarece ainda que após o próximo dia 20, a estrela "caminha" para o trópico de Câncer, no hemisfério Norte. "Para nós, o dia vai durar mais do que a noite. O sol caminha de trópico a trópico", continua. Em dezembro, o astro atinge o trópico de capricórnio. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente