Participamos do

Iron Maiden e o gigante dos ares

O Ed Force One, avião pilotado pelo vocalista Bruce Dickinsons, chegou às 16h30min desta quarta-feira. Mais de 700 pessoas aguardavam no aeroporto
20:49 | Mar. 23, 2016
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O voo 666 aterrizou em Fortaleza. O Iron Maiden chegou a bordo do Ed Force One, avião pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson, na tarde desta quarta-feira, 23, às 16h20min. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 700 fãs aguardavam a chegada dos britânicos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Eles se apresentam nesta quinta-feira, 24, na Arena Castelão.
 
A chegada do jumbo 747 é parte do espetáculo. Considerada uma das maiores da categoria, a aeronave encanta fãs da banda e os apaixonados por aviação. O músico cearense Waldonys acompanhou de perto os primeiros momentos do "gigante dos ares" em solo alencarino. "Foi fantástico. Eu estava ansioso para ver o pouso do comandante Bruce Dickinson e fiquei encantando com a máquina", diz o cantor, que também é piloto.  

Waldonys explica que um voo desse porte é incomum para o Pinto Martins. "Isso é bom até para o próprio aeroporto. Faz muito tempo que não pousa o 747 aqui. Ele só perde para o A380, o maior da categoria", explica. O arcodeonista levou os filhos Leonardo, de 18 anos, e Luciano, de 16, que são fãs do Maiden. "É importante trazer bandas como o Iron para cá porque você dá oportunidade das pessoas ouvirem outras coisas. Ficamos muito a mercê dos shows de sempre".
 
Momento histórico
 
A presença da Donzela de Ferro é emblemática. Há 8 anos o público fiel do heavy metal faz campanha, por meio das redes sociais, para realizar o sonho de ver os britânicos ao vivo. A ansiedade ficou refletida no tempo em que os fãs ficaram no saguão principal do aeroporto - eles chegaram a partir das 8 horas. A recepção calorosa foi marcada pela animação do público que gritou "Maiden! Maiden!" ao ver a aeronave surgir no espaço aéreo cearense.
 
[FOTO2]O professor Amaro Valentin, de 24 anos, afirmou que o Iron Maiden está presente na memória afetiva por ser a primeira banda de rock que ele ouviu. "Acredito que para muitos também foi a primeira banda. É um momento único porque eu nunca tive essa oportunidade, por ser nordestino, já que ainda são poucas as bandas que vêm para o Nordeste", conta.
 
"O Iron Maiden é um marco para o movimento do rock no Ceará", continua. "Existe uma história de luta para trazer a banda que já vem de anos. Lembro que começamos ainda no Orkut". O grupo para movimentar a campanha na rede social Facebook conta com mais de 32 mil membros.
 
A comerciante Jordane da Silva, de 21 anos, conta que a emoção é tanta que o pública gritava por qualquer voo que aterrizasse no campo de aviação, na expectativa pelo Ed Force One. "O avião deles é algo enigmático. Todo mundo veio para ver a caveirona descendo aqui. E isso faz parte do show deles, ainda mais com o Bruce pilotando. Está tudo incluso".
 
 
O grupo britânico mobiliza pessoas de todas as idades. O empresário Roberto Marques, de 40 anos levou o filho de 3 anos para ver a chegada da Donzela. "Estou esperando para as ouvir as músicas que marcaram épocas da minha vida, mas é importante também porque esse show abre portas. Outros nomes de grande porte virão. E eu quero que meus filhos façam parte disso".
 
The Book of Souls
 
Há mais de 40 anos na estrada, o Iron Maiden traz a turnê do disco The Book of Souls - o 16º da carreira. O grupo toca seis canções do novo álbum e relembra clássicos como "The Trooper", "Fear of the Dark" e "Blood Brothers". A música que dá nome à banda, "Iron Maiden", também é parte do set.
 

Fortaleza é penúltima cidade brasileira a receber o grupo. Eles se apresentaram no Rio de Janeiro, no último dia 17, em Belo Horizonte, dia 19, e em Brasília, nesta terça, 22 - de onde saíram às 14 horas desta quarta. Os brasileiros se despedirão da banda de Steve Harris no próximo sábado, 26, em São Paulo. As bandas Anthrax e The Raven Age realizam a abertura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente