Participamos do

Hospital recebe doação de leite materno para estoque de Páscoa

O leite será doado a bebês prematuros e prematuros extremos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
16:13 | Mar. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) receberá doação de leite materno para reforçar o estoque neste feriado de Páscoa.

O leite, cujo estoque tende a reduzir nos feriados, será doado a bebês prematuros e prematuros extremos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

A mãe que estiver amamentando poderá contribuir, ligando para o número gratuito 0800 286 5678. Além de tirar as dúvidas, ela receberá orientações quanto à preparação para a retirada do leite, acondicionamento e o tempo necessário para guardar o leite em casa.

Ela ainda deve agendar previamente o dia em que receberá em casa alguém para entregar o leite coletado.
[SAIBAMAIS 3]
Após chegar ao hospital, o leite passa por um processo de qualidade, envolvendo várias etapas da pasteurização e só depois disso é dado como alimento aos bebês da UTI.

Cabe ressaltar que a alimentação dos recém-nascidos passa por uma programação feita por nutricionistas e por acompanhamento médico. Logo, cada um deles segue uma dieta específica.

Conforme a médica coordenadora do banco de leite, Rejane Santana, os bebês alimentados com leite materno têm tempo de internação reduzido até pela metade e crescem mais fortes e saudáveis.

Como doar


A doação é simples. Em casa mesmo, a  mãe doadora deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e começar a utilizar em seguida.

Banco do HGCC

O banco de leite do HGCC, referência estadual nas políticas de aleitamento materno, é o único do Ceará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana. Ele fica na Avenida Imperador, 545, Centro. O atendimento pode se feito por telefone e também no próprio banco.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente