Participamos do

Hemoce registra aumento de 25% no número de doações durante a Semana Santa

O órgão teve um aumento de 25% no número de doações em referência ao ano passado. Na campanha deste ano foram recebidas 9.125 bolsas de sangue
21:59 | Mar. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, durante o período da campanha da Semana Santa deste ano, que se estendeu do dia 1° ao dia 27 deste mês, teve um aumento de 25% no número de doações em referência ao ano passado.

Na campanha deste ano foram recebidas 9.125 bolsas de sangue. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 28.

“A gente percebe que cada vez mais os voluntários estão se tornando doadores regulares, conscientes que a doação de sangue é um gesto voluntário, altruísta e com um único objetivo: salvar vidas”, disse o diretor de hemoterapia do Hemoce, Franklin Cândido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele também relacionou a ampliação dos locais de doação como facilitador ao acesso da população ao gesto de solidariedade.  “Além das unidades fixas, como a sede na Av. José Bastos 3390, e do posto de coleta no IJF, as pessoas podem doar nas coletas móveis. Atualmente o Hemoce realiza pelo menos três coletas em diferentes bairros em Fortaleza”, ressaltou.

Conforme o site do órgão informou, “o Hemoce garante atendimento seguro para 388 unidades de saúde do Ceará, salvando vidas de pessoas que dependem das transfusões de sangue e transplante de medula óssea para sobreviver. O sangue doado no Hemoce abastece hospitais, UPAs, policlínicas e clinicas de hemodiálise”.

Bons números

Neste mês, até a manhã desta segunda-feira, 28, o Hemoce recebeu 9.259 bolsas de sangue nas unidades de coleta na capital e no interior do Estado, garantindo mais doações do que em janeiro e fevereiro deste ano e mais doações do que março de 2015.

Pré-requisitos para doações

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue em um dos postos de coleta do Hemoce.

Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente