Participamos do

Fiscais do município deflagram greve na manhã desta quarta-feira

Categoria reivindica reestruturação salarial a partir da revisão do Plano de Cargos e Carreiras. Dezenas de profissionais estão na sede da Agefis em mobilização desde o início desta manhã
12:31 | Mar. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fiscais do município entraram em greve na manhã desta quarta-feira, 30. A categoria reivindica, na sede da Agência Municipal de Fiscalização (Agefis), no bairro Passaré, por melhoria salarial com a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

De acordo com os fiscais, profissionais da Capital têm o menor salário do país, se comparado ao de cidades com o mesmo porte de Fortaleza. A presidente da Associação dos Fiscais do Municípios (Afim), Ana Lúcia Oliveira, explica que desde setembro do ano passado a categoria negocia com a Prefeitura de Fortaleza.

“A prefeitura quer nos dar, temporariamente, um abono de R$ 200. Nós não aceitamos. Estamos aberto à nova negociação”, afirma. O abono, uma espécie de gratificação, seria repassada aos fiscais até dezembro deste ano. Nesta quinta-feira, 31, os fiscais devem realizar nova manifestação no Paço Municipal.

Os fiscais do município realizam trabalhos de fiscalização voltados para a vigilância sanitária, meio ambiente, resíduos sólidos, obras públicas e privadas, entre outras atribuições. Segundo Ana Lúcia, os dois principais trabalhos que serão afetados com a paralisação são as fiscalizações dos resíduos sólidos e da vigilância sanitária.

Para a presidente da Afim, a greve pode dificultar as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, já que fiscalizações de resíduos sólidos e vigilância sanitária, principalmente, ajudam a combater o agente transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente