Participamos do

Faculdade da UFC completa 100 anos e tem homenagem a Demócrito Rocha

A solenidade de celebração pela data ocorreu na noite desta sexta-feira, 18, no Condomínio Espiritual Uirapuru
23:23 | Mar. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pioneira na área de ciências da saúde no Ceará, a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (FFOE) completou 100 anos no último dia 12 de março. A solenidade de celebração pela data ocorreu na noite desta sexta-feira, 18, no Condomínio Espiritual Uirapuru.

Na ocasião, o fundador do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Rocha, representado pelo neto João Dummar Filho, foi um dos homenageados por ter contribuído para a liberação de verba federal que evitou, à época, a possível extinção da faculdade.

Além de fundadores e egressos, foram homenageados docentes de destaque da instituição, como o professor do curso de Farmácia Carlos Couto, presente na universidade há 40 anos, e a diretora da unidade, Lidiany Karla Rodrigues, docente da UFC há 20 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“É uma instituição muito sólida. Temos 1.400 alunos de graduação e em torno de 340 alunos na pós-graduação. Para mim, é um privilégio fazer parte das primeiras páginas do segundo centenário da Faculdade”, exaltou Lidiany.  Sobre as conquistas durante essa trajetória, o professor Carlos Couto destaca o pioneirismo do ensino: “A Faculdade foi irradiadora de conhecimento e modelo para outras instituições que surgiram no Ceará na área de saúde, de forma que contribuiu para o desenvolvimento do Estado”.  

O reitor da UFC, Henry Campos, ressaltou a qualidade do ensino da instituição e o serviço social prestado. “Nós temos o serviço de recolocação de prótese ocular, de importância única no Estado, uma clínica odontológica funcionando 24 horas e com emergência, serviço de recuperação de fissuras labiais, a Farmácia Escola”, entre outros.

A estruturação da faculdade incluindo o curso de Enfermagem (FFOE) ocorreu em 1997. Os cursos de Farmácia e Odontologia, junto com a Faculdade de Direito e a Escola de Agronomia fazem parte da origem da UFC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente