Participamos do

Desativado primeiro laboratório de drogas sintéticas do Ceará

Desativação ocorreu em ação da Polícia Civil, realizada entre os dias 7 e 20 deste mês. Dez pessoas foram presas
18:57 | Mar. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma operação da Polícia Civil resultou na desativação do primeiro laboratório de drogas sintéticas no Ceará, localizado no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza, e na prisão de dez pessoas. A ação foi realizada entre os dias 7 e 20 deste mês, na Capital cearense e em Caucaia. Dois empresários envolvidos na organização de festas raves estão entre os presos.

Na primeira ação da Polícia, três pessoas foram presas nos bairros Centro e Papicu. Em seguida, mais duas prisões no bairro Cocó e no Planalto Ayrton Senna. Os presos são Dennys Passos Lima, 37, Rodrigo Teixeira Costa Novo, 24, Tatiane Lioça Jurema, 29, Yago Mota do Nascimento, 23, e Jordão Sobral Santos, 20.
[SAIBAMAIS3]
Dando continuidade a operação, os policiais descobriram o primeiro laboratório de drogas sintéticas no Ceará, na rua H, no Parque Dois Irmãos. O responsável pelo local, David Alves de Oliveira, 28, que já responde por uso de entorpecentes, acabou preso. Segundo a Polícia, o homem preparava os micropontos com matéria prima vinda de São Paulo.

A Polícia ainda desativou outro laboratório de drogas na Travessa José Martiniano de Alencar, no Cambeba, onde Emanuel Lucian Silva Rabelo, 25, foi preso. No local, era feito o refino de cocaína e fabricação de crack.

Empresários
Os empresários Caio Araújo Braga, 27, e Leandro Corrêa Braga, 29, ambos sem antecedentes criminais, foram presos no último domingo, 20, durante festa rave realizada em uma casa na Lagoa do Banana, na Caucaia. Segundo a Polícia, foi comprovado que o local da festa, que eles tinham a propriedade, estava servindo para o livre comércio de drogas.

Também foi preso no mesmo dia Leonardo Felipe Rodrigues, 25, após ser flagrado vendendo drogas para os participantes da rave. Conforme a Polícia, uma pessoa que estava na festa morreu por overdose.

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), especializada responsável pela operação, o tráfico de drogas sintéticas estaria diretamente ligado com as festas raves. "Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil descobriu que o tráfico de drogas sintéticas está intimamente ligado às festas raves. Não existe rave sem o tráfico e não existe o tráfico dos sintéticos sem essas festas", disse ela.

Balanço
No total, a operação apreendeu 1.738 comprimidos de ecstasy, 25 gramas de MDMA, 1.546 micropontos de LSD, seis frascos de LSD líquido (utilizado para a fabricação dos micropontos), um kg de maconha, 575 gramas de cocaína, dois quilos de substâncias para refino de cocaína e preparo de crack, além de comprimidos diversos, cheques e cartões magnéticos em branco, embalagens, apetrechos para fabricação de drogas, balanças digitais, celulares, notebook e quatro maquinetas.

Em 2015, as ações de combate ao tráfico de drogas sintéticas resultaram nas apreensões de mais de 6.210 mil comprimidos de ecstasy, 4.270 selos de LSD e 2.165 pontos de NBOMe. Drogas como GHB e Ktamina, antes desconhecidas no Ceará, também foram apreendidas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente