Participamos do

Ciclistas tiram a roupa em pedalada por mais segurança no trânsito de Fortaleza

Segundo o estudante de teatro Bernardo Mendes, um dos apoiadores do movimento, a nudez simboliza a falta de proteção do ciclista e é uma forma despertar o interesse da população para entender a causa da ação
18:59 | Mar. 06, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Ciclistas promoveram uma "pedalada pelada" no fim da tarde deste sábado, 6, percorrendo o bairro Benfica até o Aterro da Praia de Iracema. Cerca de 50 usuários do pedal tiraram a roupa para pedalar e chamar a atenção para a fragilidade do ciclista nas vias de Fortaleza. O mesmo movimento se repetiu em outras capitais brasileiras, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Ceará, é a primeira vez que ocorre esta ação.

%2b Veja as fotos da "pedalada pelada" em Fortaleza

Segundo o estudante de teatro Bernardo Mendes, um dos apoiadores do movimento, a nudez simboliza a falta de proteção do ciclista e é uma forma despertar o interesse da população para entender a causa da ação. "A roupa não me protege em nada mais do que está nu. A nudez vem para mostrar que o ciclista não tem proteção entre ele o acidente. O motorista tem uma caixa metálica, o airbag, o cinto. Nu ou vestido na queda, é o ciclista e o chão. Na guerra entre veículos e ciclistas, só morrem ciclistas", comentou o ciclista ao O POVO Online.
[SAIBAMAIS2]
Bernardo conta que a recepção nas ruas durante a pedalada foi positiva. "Desde que a gente saiu, por volta das 17h30min (do Benfica), foi muito lisonjeado pela população, que aplaudiu. Assim como ciclistas que encontrávamos e motoristas a favor. O movimento foi visto como legítimo. Não houve nenhuma desavença, a população aceitou muito bem", completou o estudante.

Integrante do coletivo Tembiú, o educador e músico Rodrigo de Oliveira, outro apoiador da "pedalada pelada", ressalta a importância do movimento em Fortaleza. Segundo ele, a ação é séria e nada tem a ver com festividade.

"O corpo nu é uma fragilidade, não é um bloco caricato. É uma ação política muito séria. Conhecia esse movimento de outros municípios do mundo, ativei a cidade. Trabalho com política de bicicleta em Fortaleza e resolvi pegar carona nesse gancho para colocar Fortaleza no mapa da cicloatividade. A cidade está cada vez mais ativa na bicicleta", disse Rodrigo.

Veja o vídeo produzido pelo coletivo Nigéria:
[VIDEO1]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente