Participamos do

Servidores do Município declaram estado de greve

O Sindifort garante que convocará greve caso não seja concedido aumento salarial de 19,46%. Prefeitura deve oferecer aumento que não compensa a inflação de 2015, critica o sindicato
12:40 | Fev. 26, 2016
Autor Lucas Barbosa
Foto do autor
Lucas Barbosa Repórter do caderno de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Servidores municipais declararam estado de greve, em assembleia realizada nesta sexta-feira, 19, em frente ao Paço Municipal, no Centro, após passeata que saiu da Praça do Bandeira. A partir de agora, serão realizadas assembleia no diversos sindicatos de servidores para a adesão ao movimento do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort). Já marcaram assembleias setores como o dos trabalhadores da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços públicos e Cidadania (AMC), do Instituto Dr. José Frota e Guardas Municipais. O calendário completo das assembleias será divulgado nesta tarde.

O Sindifort garante que convocará greve caso não seja respeitada a reivindicação de reajuste salarial. Os servidores querem um aumento de 19,46%, para "recuperar o poder de compra que a categoria tinha em 2008", conforme cálculo do economista Aécio Oliveira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O prefeito Roberto Cláudio (PDT) ofereceu um aumento que não repõe sequer a inflação de 2015, que foi de 11,43% segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), lamenta Eriston Lima Ferreira, diretor do Sindifort.

Ele afirma que a crise financeira que atinge o País não justifica a negativa, como sustenta a Prefeitura, citando que a verba destinada ao Gabinete do Prefeito aumentou 37% neste ano. Eriston também critica o percentual de 44% gasto com os servidores pela folha de pagamento da Prefeitura, sendo que se pode gastar até 54%. A data base dos servidores é 1º de janeiro.

Categorias como a dos professores e dos dentistas e enfermeiros do Programa Saúde Família (PSF) já declararam greve. Estão em estado de greve categorias como a dos fiscais.

Servidores do Estado
Estiveram apoiando a manifestação representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). A coordenadora geral do Fuaspec, Eliene Uchôa, afirma que os servidores do Estado estão em situação semelhante aos municipais. Na terça-feira, 1º, haverá plenária sindical da categoria na Praça do Ferreira. O Fuaspec exige aumento de 12,67%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente