Participamos do

Seminário debate realidade e papel da juventude na favela

A programação vai contar com debates e apresentações artísticas. Entre os convidados, DJ Doido e Fuzzy, e a nova geração de artistas do rap e do break
20:44 | Fev. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A favela tem potencial e a juventude quer mostrar isso. Esse é foco do projeto Rede Fala Favela, que promove no próximo dia 5 de março, no Cuca Jangurussu, o seminário “Somos Todos Um”. Com realização de palestras, debate e apresentações artísticas, o evento inaugura a retomada do trabalho, que surgiu com a primeira etapa entre 1998 e 2006. Para participar, é necessário realizar inscrição online.

O artista plástico, DJ e rapper Daniel Pimenta Veloso, 33, conhecido como Fuzzy, faz parte da velha guarda da Rede e diz que a nova etapa terá como grande incentivadora a internet, servindo como plataforma de comunicação e integração. “A gente espera expandir e fazer disso uma rede de integração entre os jovens da periferia”, comenta.

Debates

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na programação do seminário, três eixos deverão nortear os debates. Além de discutir as “dificuldades de ser jovem na periferia”, os participantes vão comentar o “abismo social entre periferia e outros setores da sociedade, criado ao longo dos anos, e também buscar alternativas para a transformação”, além de destacar as “potencialidades de cada comunidade”, detalha Fuzzy.

O evento mobilizará jovens líderes que terão como objetivo buscar os caminhos de superação para os limites do dia a dia da favela, diz o artista plástico, que será uma das atrações durante a programação.

“A periferia é 80% da população. Não tem como basear a cultura de Fortaleza em um único polo – Praia de Iracema, Aldeota, Meireles. Na periferia também tem talentos e a gente quer trazer isso à tona”, comenta, sobre o papel da Rede de dar visibilidade à produção artística e cultural das comunidades.

Juventude

Sobre o resgate dos jovens, ele reforça que a transformação social só é possível através da arte e da cultura, afirmando que "a mesma juventude que vive a realidade violenta da favela tem o poder de transformação".

O seminário pretende trazer um olhar diferente para a periferia, tanto do poder público, quanto da própria comunidade. “Com esse turbilhão de ideias e pessoas de vertentes culturais e manifestações diversas, queremos disseminar ideias de mais tolerância, de consciência política, social e ambiental", destaca o artista.

Violência e Consciência

A chacina do Curió, que terminou com a morte de 11 pessoas, não será esquecida durante o evento, comenta o artista. “O ‘caso Curió’ é o mais real que se pode apresentar sobre essa situação de desigualdade social; foi o estopim. Embora o extermínio da juventude da favela ocorra diariamente, é um extermínio cultural”. E finaliza: “nós queremos inserir novos exemplos de vitória, trazer o positivo ao alcance das visões do outro”.

Serviço:
Seminário Juntos Somos Um

Data: 5 de março de 2016.
Horário: Das 8h às 18h.
Local: CUCA Jangurussu
Fan Page: https://www.facebook.com/falafavelace/

As inscrições para o Seminário podem ser feitas online através do endereço: https://docs.google.com/forms/d/125dDT8bZktI9F8dSssmpAayeZdwryu_3zjhBIT5XM00/viewform?c=0&w=1.

Promoção: Fundação Cepema e Rede Fala Favela

Apoio: Rede Cuca – Cuca Jangurussu, Prefeitura de Fortaleza, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Autogestão Do Ceará – Universidade Federal do Ceará (UFC).

Programação:

8h-9h -Café da manhã | Credenciamento | Música (DJ)
9h-9h30min- Abertura
9:30h-11:30h – Apresentações Juventude Rede Fala Favela (15 min por palestrantes)
11h30min-12h30min- Debate | Participação do Público
12h30min- 13h30min - Almoço | música (DJ)
13h30min -14h30min – Trabalhos de grupo/Apresentação/Abordagem – Salas Multiuso 1 e 2
14h30min -15h30min – Conclusão/Avaliação - Salas Multiuso 1 e 2
15h30min -18h – Apresentações musicais (DJ Doido, Rappers, MCs)
Grafite Fala Favela, Coletivo Socioambiental do Jangurussu e Projeto Mais Cor Mais Amor

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente