Participamos do

Objeto suspeito deixado na calçada de fórum era caixa de ferramentas

Via foi bloqueada e houve aglomeração de curiosos. Procedimento de verificação utilizou vestimenta antibomba, braço robótico e raio X
21:51 | Fev. 18, 2016
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O objeto suspeito que foi recolhido pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Choque, na calçada do Fórum Clóvis Bevilaquia, no bairro Edson Queiroz, é uma caixa de ferramentas. A informação foi repassada pelo explosivista sargento Vaz, que integrava a equipe responsável pelo procedimento de segurança.

Por volta das 16 horas foi encontrada a caixa.  O esquadrão antibombas foi acionado pelos profissionais de segurança do fórum para o local. A
Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães
 foi bloqueada e a Polícia Militar cuidava de desviar o trânsito no local. 

 
Logo, uma aglomeração de curiosos se reunia no intuito de identificar o do que se tratava aquele material. Alguns diziam que era um malote de dinheiro, outros uma caixa de som, ainda houve quem acertasse em cheio citando a caixa de ferramentas. 


[FOTO2] A equipe de policiais chegou em duas viaturas, pouco antes das 18 horas. De acordo com comandante do Gate, major Antônio Cavalcante,  durante o procedimento foi utilizado um policial com traje antibombas e um braço robótico, em seguida foi feito o translado em um recipiente conhecido como torva, que é feito de um material que traz proteção para quem está em volta.

A caixa suspeita foi levada a um lugar seguro e o explosivista Vaz realizou uma análise. "Fomos acionados para um objeto suspeito em frente ao fórum. Como não tinha um histórico de ameaça de explosão, nenhuma ligação, resolvemos remover do local e realizar o procedimento em um local seguro. Ali era próximo a instituições de ensino e haviam automóveis estacionados", explicou o sargento.

Conforme Vaz, foi feito o procedimento chamado pelo Gate de contramedida. Foi feito um raio X para verificar o que havia dentro da caixa e em seguida o explosivista abriu o material. "Verificamos que eram equipamentos, provavelmente, de alguém que faz manutenção de ar condicionado do fórum. Havia um multimetro, chaves, alicates, era uma caixa de ferramentas", relatou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente