Participamos do

Evento em Fortaleza discute sustentabilidade nos centros urbanos

A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas vai debater o compromisso das cidades com a sustentabilidade e financiamento climático, entre outros assuntos
15:15 | Fev. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Qual o papel das cidades no enfrentamento das alterações do clima? Este é um dos questionamentos a serem discutidos da II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas. Promovido pelo Iclei - associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável - em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o evento vai ocorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará. 
 
A jornada busca discutir de que forma os centros urbanos podem contribuir para minimizar os impactos das mudanças climáticas na vidas das pessoas, introduzindo meios adequados no desenvolvimento urbano do país. "Temos percebido que o meio ambiente equilibrado é grande aliado para reduzir o impacto, por exemplo, das inundações e de estiagens que tem sido cada vez mais frequentes e intensas", esclarece Guilher Karam, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário. 
 
Esse é o primeiro evento nacional após a 21ª Conferência das Partes (COP – 21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro em que foi firmado o Acordo de Paris, onde metas foram estabelecidas para que os países reduzam emissões de gases poluentes para manter a temperatura média terrestre abaixo de 2º C. 
 
"Essa discussão assume uma importância ainda maior porque este ano teremos eleições municipais em todo o Brasil e o tema mudanças climáticas não pode ficar de fora da campanha, dos debates e das plataformas dos candidatos", afirma Pedro Roberto Jacobi, presidente do Secretariado para América do Sul do Iclei. 
 
A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas vai contar com a colaboração de prefeitos de diversas cidades brasileiras, representantes de governos estaduais e federal e de outros países da América do Sul.
 
O dia 24 de fevereiro será aberto ao público. Neste dia, serão apresentados os projetos experimentais de cidades participantes do Compacto de Prefeitos e haverá um debate sobre políticas estratégicas para o desenvolvimento urbano sustentável. Para participar, basta se inscrever no site do evento.
 
Serviços
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999, Edson Querioz.
Data: 24 e 25 de fevereiro.
 
Mais informações você confere aqui.
 
Redação O POVO Online 
 
 
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente