PUBLICIDADE
Notícias

Usuários do Bilhete Único terão desconto em carros elétricos compartilhados, diz Prefeitura

A previsão é que a primeira estação, com 15 veículos, comece a funcionar na primeira quinzena de abril deste ano. Os valores dos descontos serão definidos

13:00 | 21/01/2016
NULL
NULL

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na manhã desta quinta-feira, 21, o projeto de Carros Elétricos Compartilhados para a cidade. A previsão é que a primeira estação, com 15 veículos, comece a funcionar na primeira quinzena de abril deste ano. O projeto pioneiro no Brasil deverá complementar outros modais em expansão na cidade, como as bicicletas compartilhadas e os ônibus integrados.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), o edital do projeto será lançado ao longo de fevereiro para a chamada pública de seleção de empresa que fará a implantação e manutenção do sistema na cidade. “O sistema não custará nem um real aos cofres públicos, a Prefeitura ficara com a operação do sistema”, disse.

Os usuários do Bilhete Único terão desconto no sistema do Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza, ainda conforme anúncio do prefeito. Os valores serão definidos posteriormente.

[SAIBAMAIS 2] ''A ideia é ofertar ao cidadão infraestrutura e sistema seguro para que ele possa fazer uso do transporte que não tenha tanto prejuízo ambiental e haja um ganho coletivo de espaço”, destacou RC, que foi à Paris para estudar o modelo de carros compartilhados em Paris. Na cidade francesa, o sistema possui 9 mil carros em 900 estações.

A área de cobertura do Sistema de Carros Elétricos Compartilhados de Fortaleza seguirá critérios como densidade populacional, uso misto do solo e proximidade de espaços públicos. O piloto deve ser alocado, inicialmente, na Praça do Ferreira, Parangaba, Igreja de Fátima, Benfica, North Shopping, Aeroporto, Beira Mar, Del Paseo, Iguatemi e Riomar.
[FOTO2]
A Prefeitura estima a disponibilização de 30 estações e 45 carros elétricos compartilhados até o final de 2017. Nas etapas seguintes, o projeto deve chegar aos pontos: Messejana, Porangubuçu, Rodoviária, Montese, Instituto dos Cegos, Dragão do Mar, Aterrinho, Náutico, Assembleia, Praça da Imprensa, jornal O POVO, av. Monsenhor Tabosa, praça Luíza Távora, Varjota, Pátio Dom Luís, Cocó, Carrefour, Unifor, av. Edilson Brasil Soares e Lago Jacarey.

Redação O POVO Online com informações da repórter Angélica Feitosa
TAGS