Participamos do

Terminais de ônibus ganharão estações de bicicletas compartilhadas; confira mudanças

Além das novas estações, os usuários poderão utilizar as bicicletas compartilhadas por até 14 horas. O projeto Bicicletas Compartilhadas - Modelo Integração é apresentado pela Prefeitura nesta tarde
15:13 | Jan. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os terminais de ônibus de Fortaleza vão ganhar estações com 50 bicicletas compartilhadas e, no mínimo, 60 vagas cada. Os pontos também terão paraciclos, e os usuários poderão utilizar as bicicletas por até 14 horas. O prazo para o início do funcionamento do Sistema de Bicicletas Compartilhadas - Modelo Integração é entre abril e maio, segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O novo projeto, que está sendo apresentado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 7, segue os mesmos princípios do atual Bicicletar, mas traz mudanças que visam o fortalecimento da integração entre modo cicloviário e transporte público. O sistema é pioneiro no Brasil possibilitando, por exemplo, o pernoite com a bicicleta ou a permanência do veículo no local de trabalho.

Segundo a Prefeitura, o sistema vai funcionar todos os dias da semana, das 05 horas à meia-noite para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. As bicicletas retiradas a partir das 17 horas das sextas-feiras poderão ser devolvidas até às 9 horas da segunda-feira subsequente sem que haja penalidade para o usuário (a mesma regra é aplicada aos feriados).

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). A previsão para a execução do sistema será de cerca de 45 dias após a assinatura do Termo de Autorização, sendo submetido o cronograma de implantação para aprovação pela SCSP.

Utilização
O usuário deverá realizar cadastro para adesão do Bilhete Único Fortaleza e, assim, não haverá taxa de adesão para a utilização do sistema. O benefício é ilimitado, desde que seja respeitado o intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do PAITT,  explica que a intermodalidade é fator essencial para a sustentabilidade nos transportes em uma cidade. “A priorização à bicicleta, um dos modos de transporte não motorizados e não poluentes, deve ser uma diretriz das cidades que desejam equacionar os problemas de mobilidade urbana, buscando transportar seus cidadãos com rapidez, conforto e segurança”, frisa.
 

 

Redação o POVO Online, com informações da repórter Eduarda Talicy

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente