PUBLICIDADE
Notícias

Programa ajuda novos alunos em cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará

O curso já ajudou mais de 2200 alunos em oito edições. Neste ano, os organizadores esperam cerca de 500 inscritos

18:07 | 19/01/2016
NULL
NULL
Período de matrícula nas universidades é sempre um misto de correria e ansiedade. Para quem vai ingressar no ensino superior pela primeira vez, as dúvidas são muitas.
 
Para ajudar os novos universitários, bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PETs) organizam o programa Pré-Engenharia na Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Realizado desde 2009, mais de 2200 alunos dos curso de Engenharia já foram beneficiados com o projeto. Segundo a organização do evento, cerca de 430 estudantes participaram em 2015. A expectativa é que 500 novos alunos se inscrevam este ano.
 
Para o coordenador-geral do projeto Kennedy Moreira, o Pré-Engenharia é importante por adiantar parte do conteúdo que é passado durante o primeiro ano. "Na engenharia é mais difícil porque você não vê nada específico do curso (no primeiro ano) e os alunos têm uma certa dificuldade de acompanhar o conteúdo", explica.
 
O estudante de Engenharia Química explica que outro ponto alto do projeto é apresentar a parte logística da universidade. "A gente tenta mostrar um pouco de tudo dentro da UFC. Mostramos onde eles podem resolver eventuais problemas".
 
[SAIBAMAIS4]O universitário Tales Costa Barreto descobriu o Pré-Engenharia há dois anos, após o ato da matrícula, por meio das redes sociais. Desde o ano passado, ele divide o comando geral do evento com Kennedy.
 
"É um dos nosso maiores projetos. Uma das grandes dificuldades é a quantidade de organizadores em relação aos estudantes, porque somos 20 pessoas que também temos que estudar", diz o estudante de engenharia mecânica.
 
O jovem Pedro Kasprzykowski Soares Magalhaes, da comissão de logística, lembra que os novos universitários vão para o campus uma semana antes do início das aulas para conhecer o ambiente. "Temos em paralelo com as disciplinas diversas atividades. Há um momento em que eles irão conhecer o curso, mas há também grupos de conversação em inglês, francês e alemão".
 
No segundo semestre de Engenharia Mecânica, Pedro reconhece a importância de sanar dúvidas iniciais no período do curso. "A gente retoma matérias do ensino médio porque às vezes algumas coisas não ficam muito claras".
 
Saiba mais 

Alunos ingressos nos cursos de Engenharias de Química, Civil, Mecânica, Elétrica, Telecomunicações, Metalúrgica, Energias e Meio Ambiente, e Computação podem se inscrever no Pré-Engenharia. O curso é aberto também para alunos de engenharias que não são do centro de tecnologia, como Agronomia, Pesca e Engenharia de Alimentos.
 
Inscrições
 
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e também nos dias de matrícula presencial (25 e 26 de Janeiro) no Campus do Pici. É necessário ter sido aprovado via Sisu, admissão de graduados ou transferência de curso.
 
Os organizadores solicitam a entrega de 400g de leite em pó ou 2 Kg de alimento no ato do credenciamento, no primeiro dia do evento. 
 
O VIII Curso Pré-Engenharia ocorre de 7 a 11 de março. 
TAGS