Participamos do

Jornalista do O POVO lança podcast sobre comunicação

O canal trata de insights em comunicação, produção de conteúdo para internet, bastidores de coberturas e storyelling
18:15 | Jan. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ampliar a maneira de fazer comunicação, transcendendo a pauta e mostrando detalhes da profissão jornalística foram os motivos que fizeram Andreh Jonathas, jornalista do Grupo de Comunicação O POVO e especialista em marketing digital, estrear em uma nova mídia. Em formato de podcast (programas de áudio distribuídos na internet), ele criou o SerifaCast (http://bit.ly/1J6ABi7).

Tratando de insights em comunicação, produção de conteúdo para internet, bastidores das coberturas jornalísticas e storyelling, o SerifaCast é uma ferramenta de aprendizado aos que trabalham com comunicação. Não é um portal de notícias ou reportagens, mas tem a essência do jornalismo e do marketing.

O jornalista, que produziu por um ano o Podcast NHS com outros quatro amigos, aposta na interatividade para conteúdos de “construção coletiva”. “Eu quero testar, provar e experimentar todas as possibilidades que um podcast traz, com liberdade de tema, tempo, formato e participação dos internautas. Vou realmente experimentar”, explica Andreh.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As postagens serão semanais, às sextas-feiras, mas o jornalista promete que serão feitos episódios extras durante a semana sempre que houver temas interessantes para o canal, que está hospedado no Soundcloud.

A ideia também é propagar e prosperar o podcast, formato de distribuição de áudio e vídeo que surgiu, como conhecemos atualmente, em 1994, nos Estados Unidos – mesmo ano que começou no Brasil.

Por que “Serifacast”

O nome Serifacast faz uma referência à serifa, que é a extensão (perninha) de algumas letras de alguns tipos de fontes. As tipologias serifadas são melhores para a leitura, porque cansam menos a visão.

Conforme Andreh, o nome é uma homenagem ao texto, que, apesar de todas as mudanças na comunicação humana desde que a escrita surgiu, ainda é a base mais sólida da comunicação. “Mesmo vídeos e áudios têm como base o texto. Até um filme mudo tem um texto implícito e seguiu um roteiro de textual. Além disso, o nome é marcante e relativamente exclusivo”, complementa.

Primeira gravação

A primeira gravação do Serifacast foi no dia 31 de dezembro de 2015, durante a cobertura do Réveillon de Fortaleza para o Portal O POVO Online.

O jornalista mostra clima, detalhes e os pontos de vistas de artistas de abrangência nacional, como o vocalista do Biquini Cavadão, Bruno Gouveia, Luan Santana e o fenômeno de 2015, Wesley Safadão. A entrevista de Wesley foi, inclusive, para a sessão “Dois dedos de prosa” do Dom, edição dominical do O POVO.

[VIDEO1]

Para os próximos episódios, ele promete estrear o Projeto Tabus, que será uma trilocast – nome que deu a uma trilogia feita no podcast -, sobre tabus que estão sendo quebrados com iniciativas simples de comunicação.

Podcast: uma mídia crescente

Podcast é um programa de áudio distribuído pela internet com a tecnologia chamada RSS, que assina – por meio de um código chamado feed -, o programa nos aplicativos chamados agregadores. Assim, recebe cada novo episódio daquele programa automaticamente e gratuitamente.

Para iPhone, o principal agregador é o Podcasts, que já vem instalado em todos os iPhones. Para ouvir no sistema android, pode-se baixar gratuitamente o Podcast Addict, Podkicker, PodStore e Doggcatcher, por exemplo.

Outros podcasts bastante conhecidos no Brasil são Braincast, Anticast, Rapaduracast, GVcast, Podcast da Bel, Nerdcast e Universo HQ. Com 46 milhões de ouvintes, o podcast norte-americano Serial impressiona.Tem 5 milhões de downloads em um único episódio. É a maior audiência do mundo. Surgiu de um programa de rádio chamado This American Life, que trata de crimes intrigantes. São crimes reais nos quais vão sendo feitas investigações.

> Serviço
Podcast SerifaCast

Para ouvir: http://bit.ly/1J6ABi7
Abrir no iTunes: http://apple.co/1Jb0Nbe
Feed: http://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:199276805/sounds.rss

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente