Participamos do

Inscrições abertas para aula do EJA na Dolor Barreira

As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Biblioteca Municipal Dolor Barreira é um trabalho voluntário, mas nem por isso, o ensino é descompromissado. Ao contrário. As aulas acontecem às terças e as vagas são limitadas. A professora também pede doação de cadernos, livros de histórias, canetas e lápis
09:54 | Jan. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Ela quer ajudar às pessoas a superar limitações. “Meu desejo é que a senhorinha analfabeta consiga identificar o ônibus que vai pegar”, exemplifica a professora Élida de Matos. Com graduação em Teologia, ela não se conformou e quis fazer a diferença. É com o intuito de facilitar a vida das pessoas que não sabem ler ou escrever que ela decidiu abrir uma turma de alfabetização para adultos. O projeto Tenda do Despertar é uma parceria da ONG Maria Lígia, da qual é responsável, com a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, no Benfica, que deve ceder a sala de aula. 

As classes devem começar na próxima terça. Hoje massoterapeuta, Élida avisa que a turma é limitada entre 20 e 30 alunos e têm apenas um requisito: o compromisso. “Não adianta a pessoa se inscrever e não participar. É preciso encarar como uma obrigação e não como brincadeira, porque eu vou estar me entregando e não é justo com o meu trabalho”, avisa. A ideia é que as aulas ocorram sempre às terças, por uma hora e meia e sempre à noite, das 18h30min às 20 horas. O trabalho é voluntário, mas, segundo ela, não deve ser desvalorizado.

Além do Português, as aulas também devem incluir as quatro operações básicas da Matemática: somar, diminuir, multiplicar e dividir. “Isso é para evitar que as pessoas idosas ou sem conhecimento sejam enganadas e passada para trás”, frisa. Ela procura, então, pessoas interessadas - e compromissadas - em aprender a ler e escrever. Pede, também, auxílio de doação de material escolar (caderno, caneta, lápis e livros de história, papel ofício, lápis, borracha). Para isso, basta comparecer a Biblioteca.

“Pela educação, é possível superar obstáculos e alcançar objetivos, seja qual for a fase de nossa vida. Infelizmente, muitas pessoas não tiveram como aprender a ler e a escrever no período regular”. 

Serviço
Projeto Tenda do Despertar – Alfabetização de Jovens e Adultos
Quando: Terças-feiras, de 18h30min às 20 horas
Onde: Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Avenida da Universidade, 2572 – Benfica)
Outras informações: (85) 9 8138 3754.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente