Participamos do

Fortalezenses fazem abaixo-assinado para Star Wars ser exibido no Cine São Luiz

A sugestão dos membros do grupo no Facebook "Star Wars em Fortaleza" é que as trilogias sejam exibidas em dois sábados. Segundo o curador de cinema do São Luiz, Duarte Dias, o equipamento negocia exibição com distribuidoras
18:48 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortalezenses apaixonados pela icônica saga "Star Wars" criaram um abaixo-assinado virtual para que uma maratona da franquia seja exibida no Cineteatro São Luiz.

Conforme texto da petição, o equipamento cultural, reinaugurado em dezembro de 2014, está em "ótimas condições" para exibir as trilogias. Para participar, acesse o site https://www.change.org e pesquise por Star Wars.

A sugestão dos membros do grupo no Facebook "Star Wars em Fortaleza", apoiadores do abaixo-assinado, é que as trilogias sejam exibidas em dois sábados, "colocando, em um dia, o 4, 5 e 6 e, posteriormente, o 1, 2 e 3, e se possível, o episódio 7", que estreou recentemente nos cinemas, com sucesso de bilheteria.

De acordo com o programador Marcos Vinithius, 25, idealizador e criador do abaixo-assinado, a meta é alcançar 1.500 assinaturas. Até o fechamento desta matéria, a petição feita na tarde desta terça-feira, 12, já contava com mais de 600 apoiadores.
[SAIBAMAIS 4]
"O nosso objetivo principal é dar oportunidade às pessoas de assistirem estes filmes no cinema. Seria uma experiência sensacional, pois são filmes que trazem nostalgia para algumas pessoas e quem não teve a chance de ver um dia, poderá ver", conta Marcos, fã que acompanha a saga desde quando a memória nem alcança.

O texto presente na petição ainda sugere que, ao invés da cobrança de ingresso, sejam doados alimentos não perecíveis ou latas de leite para doação, como alternativa "para não infringir os direitos autorais", considerando que "não haveria motivação para lucro".

A petição segue recebendo assinaturas. "Caso dê tudo certo, vai ser um impacto positivo tanto pras distribuidoras, quanto pro São Luiz", complementa Marcos Vinithius.

"Grata surpresa"


Para o curador de cinema do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias, a substituição do valor do ingresso por doações de alimentos, no entanto, é inviável.

"É uma sugestão válida, mas não se aplica, pois têm distribuidores que lidam com títulos estrangeiros e trabalham apenas com negociações comerciais", explica o curador, que confirma a possibilidade de exibição da saga no equipamento.

"Estamos em trâmite para a exibição desse filme. Foi uma grata surpresa receber essa demanda, pois desde dezembro de 2015 já estamos tentando trazer essa exibição. Como envolve negociação e é um processo burocrático, estamos seguindo diálogo", frisa Marcus.

Conforme o curador, não há um prazo estabelecido para que ocorra a exibição, mas a expectativa é que o pedido do grupo seja atendido até o fim deste semestre. Quanto aos episódios que podem parar na tela do Cineteatro, Duarte antecipa que não há como precisar quais serão, mas que o tema está em pauta nas negociações.       

"Estamos trabalhando para realizar não só essa mostra, como outras. Esta é só uma entre tanta ideias", ressalta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente