PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Ciclista grava vídeo de corredores em ciclofaixa e critica uso inadequado

No Facebook, o vídeo ganhou repercussão e já possui mais de 300 curtidas

Lucas Mota
19:18 | 07/01/2016
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )
Incomodada com um grupo de corredores que usava os dois sentidos da ciclofaixa implantada na avenida Beira Mar para praticar a atividade física, uma ciclista filmou a situação e compartilhou nas redes sociais, nesta quarta-feira, 6. Nas imagens, ela pede passagem dando "bom dia" em tom de deboche. No Facebook, o vídeo ganhou repercussão.

A autora do vídeo é a administradora de imóvel, Radha Rabelo, que costuma pedalar no espaço quatro vezes por semana. Segundo a ciclista, ela gravou a situação para conscientizar as pessoas e denunciar o uso inadequado do local.

"Eu vinha na ciclofaixa e vi a galera usando o espaço inteiro para correr, de forma inadequada, com o calçadão todo livre. Peguei meu celular e comecei a filmar, dando bom dia como deboche", explicou Radha ao O POVO Online. A ciclista elogiou a implantação da ciclofaixa na avenida Beira Mar, mas criticou como a população utiliza o equipamento.

"A Prefeitura faz uma coisa bacana com mão dupla e o pessoal usa inadequadamente. Falam sobre a estrutura da cidade, mas a sociedade usa inadequadamente e vai continuar do mesmo jeito. As pessoas têm que se conscientizar do uso de equipamento, disponibilizando a ciclocfaixa para o ciclista, que não pode andar no calçadão", comentou.
[VIDEO1]
Entre os praticantes identificados que aparecem no vídeo, estão alunos da Stark Assessoria Esportiva. Procurada pelo O POVO Online, a empresa enviou uma nota comentando o caso e disse que orientará as turmas para não utilizar mais a ciclofaixa, e sim o calçadão.

"Talvez por força do hábito de se correr entre os cones na Avenida Beira Mar, os nossos alunos, como também diversos outros corredores, passaram a usar a ciclofaixa para continuar o seu treino. Pesquisamos sobre o assunto e segundo o código de trânsito brasileiro, o conceito de ciclofaixa é "parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. Por ser exclusiva de ciclos entendemos que devemos orientar nossos alunos a não utilizar mais a ciclofaixa para a prática da corrida, e sim o calçadão. Apesar de, em algumas cidades, a ciclofaixa ser compartilhada de forma amigável entre corredores e ciclistas, de forma harmoniosa, entendemos a preocupação do ciclista", disse a Stark.

AMC
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que o espaço é destinado aos ciclistas. "Para garantir a segurança tanto de ciclistas quanto de pedestres, a Prefeitura de Fortaleza implantou recentemente uma ciclovia nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, desde a Rui Barbosa até a Arariús", relatou o órgão por meio de nota enviada ao O POVO Online.

O que diz o Código
Segundo o Artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as bicicletas devem ser conduzidas preferencialmente nas ciclovias, ciclofaixas e acostamentos. Na ausência dessas estruturas, a orientação é que o ciclista pedale nos bordos da pista de rolamento. Já aos pedestres cabe andar nos passeios, conforme determina o Artigo 68.
TAGS