PUBLICIDADE
Notícias

Walter Cantídio voltará a funcionar normalmente, segundo reitor da UFC

O Ministério da Saúde liberou R$ 6 milhões de recursos federais referentes ao mês de setembro, que estavam atrasados. O funcionamento está garantido por dois meses

17:44 | 01/12/2015
NULL
NULL

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, anunciou nesta terça-feira, 1º, em coletiva de imprensa, que o Hospital Universitário Walter Cantídio voltará a funcionar normalmente. O Ministério da Saúde liberou R$ 6 milhões de recursos federais referentes ao mês de setembro, que estavam atrasados, segundo afirmou Henry. A verba será revertida em compra de insumos e garantirá o funcionamento da unidade hospitalar pelos próximos dois meses.

 

O anúncio ocorre após a reunião em Brasília entre o reitor da UFC e o secretário superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Farias, e membros da direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para discutir as condições no HUWC. Conforme um documento assinado pelos gestores do Complexo Hospitalar da UFC, na última sexta-feira, 27, o Walter Cantídio reduziria os serviços em até 50%, de forma progressiva, e suspenderia os transplantes devido à insuficiência de repasses de recursos destinados à assistência ao SUS, a partir desta segunda.
[SAIBAMAIS2]
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, outra unidade afetada com a insuficiência de repasses, também voltará a funcionar normalmente. Durante a coletiva, a direção do hospital disse que a crise não afetou os transplantes ao longo dos dois dias de paralisação. "O desgaste foi mais emocional do que na questão do atendimento propriamente dito", afirmou Henry. Das oito salas cirúrgicas no Walter Cantídio, cinco funcionaram normalmente nesta segunda.

Em relação aos repasses dos meses de outubro e novembro, o reitor disse que vai depender da votação da meta fiscal, marcada para esta terça, no Congresso Nacional, a partir das 19h. Caso a nova meta do Governo Federal seja aprovada, os recursos federais devem ser liberados novamente.


Redação O POVO Online

TAGS