Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Saiba os cuidados que devem ser tomados ao utilizar fogos de artifício no Réveillon

O manuseio ou uso incorreto de artefatos pirotécnicos pode causar graves acidentes como incêndios, queimaduras, intoxicações, mutilações ou mesmo a morte de quem estiver por perto
11:55 | Dez. 31, 2015
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Réveillon é sempre tempo de festejar o novo ano que se aproxima. E também é o momento de conferir o espetáculo pirotécnico que enche o céu da cidade de brilho. No entanto, são necessários cuidados especiais para quem deseja se aventurar com fogos de artifício na virada do ano.

O manuseio ou uso incorreto de artefatos pirotécnicos pode causar graves acidentes como incêndios, queimaduras, intoxicações, mutilações ou mesmo a morte de quem estiver por perto.

O tenente-coronel Marcos Gomes, do Corpo de Bombeiros do Ceará, orienta que o primeiro passo é utilizar apenas artefatos pirotécnicos adquiridos em estabelecimentos habilitados para comercialização de tais produtos.
[SAIBAMAIS 3]
"Nesses locais, existe a certificação do Corpo de Bombeiros e o usuário receberá as devidas orientações para o uso específico para o tipo de fogos de artifício que está comprando", explica o tenente-coronel.

Dessa forma, não é recomendável a compra de produtos que são corriqueiramente vistos em semáforos e cruzamentos de Fortaleza nesta época do ano.

"O Corpo de Bombeiros não aconselha porque não se sabe a procedência desse tipo de artefato. Não se sabe é de fabricação duvidosa. Além disso, nesses locais você não tem a devida orientação para o uso correto", complementa Marcos Gomes.

Confira algumas dicas para o uso correto de fogos de artifício

- Utilizar apenas fogos artifícios adquiridos em estabelecimentos credenciados pelo Corpo de Bombeiros. Nesses locais, é possível receber orientação sobre o uso correto do equipamento que está sendo comprado

- Ler as instruções na embalagem dos fogos de artifício. Principalmente se certificar de qual tipo de artefato será utilizado (com ou sem propulsão).

- Nunca compre artefatos pirotécnicos de maior risco em locais que não são habilitados para comercialização.

- Nunca soltar os fogos de artifício em locais com grandes concentrações de pessoas. O recomendável é que seja feita em áreas livres, principalmente se forem fogos com propulsão.

- É recomendável não lançar o rojão segurando-o com as mãos. O indicado é apoiá-lo em um local, acender o pavio e tomar distância.

- Sempre tenha por perto um ou mais extintores de incêndio.

- Não permitir que crianças ou adolescentes manuseiem rojões ou fogos de artifício. Apenas maiores de 18 anos podem fazê-lo.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags