PUBLICIDADE
Notícias

O POVO Online traz dicas de como aproveitar o Réveillon com segurança

Confira as dicas de como se deslocar para o aterro da Praia de Iracema e de como aproveitar o Réveillon com segurança

14:32 | 31/12/2015
A chegada do fim do ano deve atrair para o Aterro da Praia de Iracema cerca de um milhão de pessoas. Com shows de artistas locais e nacionais, a festa é uma das maiores do País e inicia logo mais às 17 horas. A queima de fogos de 17 minutos na virada deve ser uma das principais atrações.

Mas o atrativo principal deve ser por conta das atrações: Orquestra Filarmônica do Ceará (17 horas); Ítalo e Renno (17h45); Biquini Cavadão (19 horas); Wesley Safadão (20h35min); Luan Santana (22h15min); Raça Negra (00h15min); Iohannes (1h50min); Solteirões do Forró (3h05min); Gustavo Serpa (4h05min); Waldonys (5h20min); Banda Patrulha (6h20min).

1) Reforço na frota

As 22 linhas regulares, que atendem a região do evento, passarão por desvio de rota a partir das 18 horas. A população também poderá optar por uma das alternativas especiais que serão criadas para fazer a ligação direta entre os sete terminais de integração e o local da festa. Toda a operação será reforçada com 110 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18 horas de quinta-feira (31/12) até 6 horas do dia 1º de janeiro.

Os pontos de parada da avenida Abolição serão desativados durante a festa. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados. No sentido Oeste/Leste, os ônibus farão o seguinte percurso: avenida Presidente Castelo Branco, rua Franco Rabelo, rua Boris, rua Rufino de Alencar, rua 25 de Março, rua Pereira Filgueiras, rua Tibúrcio Cavalcante, avenida Santos Dumont, avenida Desembargador Moreira e avenida Abolição. Quando trafegarem pela avenida Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste, farão o seguinte percurso: avenida da Abolição, rua Júlio Ibiapina, avenida Senador Virgílio Távora, avenida Dom Luiz, rua Tibúrcio Cavalcante, rua Ten. Benévolo e avenida Dom Manoel.

2) Tarifa social
 
As pessoas que optarem por fazer o deslocamento no transporte coletivo poderão contar com o benefício da Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro reduzirá o valor da passagem para R$ 2,15 (inteira) e R$ 1 (meia).

3) Linhas Especiais
 
Linha especial 781 – Castelo Encantado/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 782 – Caça e Pesca/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 783 – Meireles/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 784 – Circula I/Dom Luiz/IE
Linha especial 785 – Circula II/Dom Luiz/IE
Linha especial 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 933 – Lagoa/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 935 – Messejana/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 936 – Conjunto Ceará/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 937 – Papicu/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema

4) Algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4 horas. São elas:
011 - Circular I;
012 - Circular II;
017 – Inter shoppings;
029 - Parangaba/Náutico;
041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu;
042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu;
051 - Grande Circular I;
052 - Grande Circular II;
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe;
072 - Antônio Bezerra/Parangaba;
073 - Siqueira/Praia de Iracema;
076 - Cj Ceará/Aldeota;
077 - Parangaba/Mucuripe;
079 - Antônio Bezerra/Náutico;
092 – Ant. Bezerra/Papicu/praia de Iracema;
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart;
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto;
752 - Caça e Pesca/Centro;
905 - Meireles/Centro;
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro;
907 - Castelo Encantado/Centro

5) Trânsito
- Um efetivo de 160 agentes de trânsito irá garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de tráfego dos veículos, diminuir os riscos de acidentes e coibir o cometimento de infrações no entorno.

- 60 viaturas e 18 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.

- A partir das 5 horas do dia 31/12 está proibido o estacionamento em toda a área do Aterrinho, nas vias transversais e na avenida Historiador Raimundo Girão, desde a avenida Barão de Studart até a rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.

- Os bloqueios viários serão iniciados às 17 horas na avenida Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a avenida Historiador Raimundo Girão, entre a rua Ildefonso Albano e avenida Barão de Studart.

- Os desvios serão realizados da seguinte forma:
1. O condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na avenida Abolição terá que entrar à esquerda na avenida Barão de Studart. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na avenida Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na rua Ildefonso Albano. Agentes estarão em pontos estratégicos auxiliando os motoristas sobre as alternativas que devem ser seguidas.
2. As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, desde a Rui Barbosa até a Barão de Aracati, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres.

- Acesso local assegurado. Os moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro mediante apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.

6) Segurança
- 527 guardas municipais distribuídos no Aterro da Praia de Iracema e nos sete terminais de integração.
- 817 policiais militares formarão o efetivo na Praia de Iracema e nos terminais de ônibus.
- 45 policiais civis
- 33 bombeiros militares.
- A operação de segurança terá início às 16 horas.
- Viaturas, motos, cavalos, ambulâncias de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros Militar
 
Em casos de roubo ou furto
A prefeitura recomenda que a vítima localize um policial nas proximidades. Em cada uma das esquinas do Aterro deve estar localizada viatura, além de haver 10 torres distribuídas com três policiais militares em cada. No posto de comando, que ficará ao lado do palco e na plataforma de observação elevada, localizada ao lado do restaurante Tia Nair. Em cinco dessas torres terão canhões de luz, que funcionarão como sinalizador para a tropa que estiver perto do local iluminado possa se deslocar.

Além disso, a plataforma de observação elevada terá 14 câmeras com infravermelho para filmagens no escuro e com alcance de 360 graus e de três quilômetros. A prefeitura disponibilizou para o evento mais 50 câmeras no aterro, que serão acompanhadas no posto de comando.

O efetivo será composto por 817 policiais militares, 33 bombeiros e 45 policiais civis, com 73 motocicletas, 38 viaturas, 21 cavalos, 1 aeronave. Além disso, terão 527 guardas municipais no Aterro, terminais de ônibus, ciclopatrulhamento e salvamento aquático em cinco torres de observação.

Policiais civis estarão a paisana no local e entorno.
Além disso, cinco corredores de segurança foram divididos na área do Aterro (entre Ildefonso Albano e Rui Barbosa), de aproximadamente 3 metros de largura e 100 metros de comprimento pra facilitar deslocamento da polícia e atendimento médico.

A polícia este ano vai dispor ainda de um efetivo de reforço motorizado. Serão unidades do Batalhão de Choque e do Raio para cobrir as paradas de ônibus.

A principal delegacia para atender as ocorrências será o de qualquer ocorrência é o 2º Distrito Policial (rua Costa Barros, 1971, Aldeota), com o 34º DP subsidiando, com apoio da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Divisão Anti-Sequestro.
.

7) Saúde
- Serão montados dois Postos Médicos Avançados (PMAs) que ficarão localizados em pontos estratégicos (ao lado do palco e próximo ao restaurante Tia Nair). Os PMAs contarão com profissionais treinados, equipamentos e insumos adequados e terão capacidade imediata de resposta para qualquer evento que possa repercutir na saúde da população.

- Três hospitais de retaguarda, são eles o Frotinha de Messejana, o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Gonzaguinha de Messejana, este último para emergências obstétricas.

- O funcionamento dos PMAs será iniciado às 17h do dia 31/12/2015 e será encerrado às 8h do dia 1/1/2016.

8. Limpeza urbana
- As ações de limpeza no dia 31 de dezembro estão programadas para começar às 8h e se estenderão até as 16h. No dia 01 de janeiro de 2016, os trabalhos começam às 7h e terminam quando toda a limpeza estiver concluída.

- Limpeza de calçadões, avenidas, travessas, aterros, e faixas de orla de praia, finalizando com o esvaziamento de papeleiras e lixeiras.

- 295 homens envolvidos, entre garis, fiscais, técnicos de segurança e demais auxiliares, trabalhando com o apoio de diversos equipamentos (vassouras, pás, enxadas, carro de mão, pá mecânica, retroescavadeira, caminhões compactadores, microcoletores, caminhão muck, caçambas basculantes e varredeiras mecanizadas).

8) Meio ambiente
- 100 catadores de materiais recicláveis. Todo o material arrecadado será destinado à Rede de Catadores do Estado do Ceará. 

9) Ordenamento urbano
- 65 agentes de fiscalização e controle urbano estarão na orla da Praia de Iracema e Av. Beira-Mar, a partir das 7h de quinta-feira (31/12), até a finalização do evento

10) Iluminação
- Dez torres metálicas com altura útil de 26 metros, com 18 projetores em LED, totalizando 6.000w por torre


TAGS