PUBLICIDADE
Notícias

Motoristas ficam confusos no primeiro dia de mudanças na Praia de Iracema

A equipe do O POVO acompanhou a movimentação nos cruzamentos da avenida Raimundo Girão com rua Ildefonso Albano, entre às 11h e às 13 horas

18:53 | 15/12/2015
NULL
NULL

O primeiro dia de alteração no tráfego da avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema, foi marcado por muitas dúvidas e críticas de motoristas, ciclistas, passageiros de ônibus e até mesmo moradores de ruas afetadas pelas mudanças.

No trecho entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano, a via passou a ter sentido único (Meireles-Centro). Já quem vem do Centro para o Meireles precisa fazer um desvio à direita na Ildefonso Albano e depois acessar a avenida Monsenhor Tabosa à esquerda. Além dessa alteração, houve implantação parcial de uma ciclofaixa e mudanças nas rotas de 20 linhas de ônibus.

A equipe do O POVO acompanhou a movimentação nos cruzamentos da avenida Raimundo Girão com rua Ildefonso Albano e desta com a avenida Monsenhor Tabosa, entre às 11h e às 13 horas, desta terça-feira (15).

Para o mototaxista Naldo Caetano, a mudança não melhorou o trânsito na região. “Acho que vai dar muito acidente porque carros entram ao mesmo tempo vindos de sentidos opostos e de faixas diferentes. Mais cedo, engarrafamento ia desse cruzamento até a rua João Cordeiro”, disse. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fizeram o controle do tráfego com o auxílio de cones.

Os semáforos no cruzamento entre essas vias ainda não estavam com os tempos ajustados para permitir o acesso à rua Ildefonso Albano aos motoristas que vinham da avenida Raimundo Girão.

De acordo com Vitor Macedo, engenheiro de trânsito da Prefeitura de Fortaleza, ainda serão necessários ajustes nesses semáforos e na sinalização das vias. “Isso será feito ao longo desta semana, por isso, estamos fazendo este monitoramento.

O objetivo é melhorar as condições de trafegabilidade para pedestres, ciclistas e para o transporte motorizado”, defendeu.

Barulho e dificuldade para estacionar


As mudanças recentes no trânsito na Praia de Iracema foram alvos de críticas não só de motoristas, mas também de pessoas que moram ou trabalham no entorno da avenida Raimundo Girão.

O porteiro Valdemar Santos que trabalha em um condomínio na rua Ildefonso Albano relatou que o aumento no fluxo de carros na via foi desaprovado por vários de seus colegas de profissão. “Todo mundo aqui tá reclamando que aumentou o barulho e ficou mais difícil para os moradores saírem com seus carros por causa do trânsito maior”, afimou. O O POVO registrou que alguns motoristas preferiram usar ruas secundárias como a Torquato de Aguiar e a Dr. Atualpa Lima, em vez de trafegar pela avenida Monsenhor Tabosa.

Para a lojista Jéssica Negreiros, o trânsito “está um pouco bagunçado. Tive dificuldades para transitar aqui porque os carros vêm dos dois sentidos”.

 

Confira o vídeo:

[VIDEO1] 

 

 

Situação oposta

Outra mudança feita em vias da Praia de Iracema gerou reclamação de quem trabalha em restaurantes na avenida Almirante Barroso, entre a rua Ildefonso Albano e a rua Arariús.“O movimento diminuiu porque antes tinham umas 20 vagas de estacionamento aqui perto do restaurante e, após essas mudanças no trânsito da região, ficaram só umas quatro ou cinco. Os clientes não têm onde estacionar”, relatou o garçom Leandro Costa.

A empresária Erilane Maris, dona de uma cafeteria na Almirante Barroso, narrou a mesma dificuldade. “Ficou meio ruim para estacionar depois dessa mudança feita no fim de semana”.

Linhas de ônibus


Na avenida Raimundo Girão, em uma parada de ônibus entre as ruas Antônio Augusto e Ildefonso Albano, uma passageira que preferiu não se identificar reclamou de atraso em linhas de ônibus que circulam pela via.

Já a aposentada Valneir Ximenes que aguardava por um ônibus da linha Circular II, uma das cerca de 20 linhas alteradas pelas mudanças no trânsito da Praia de Iracema, minimizou o problema.“No começo para melhorar tem que haver algum sacrifício. Mas não acho que tenha mudado muito para nós que pegamos ônibus”, avaliou.

Ciclofaixa

O designer e ciclista Alberto Gadanha elogiou a implantação de mais um trecho de ciclofaixa na Raimundo Girão, mas criticou que ela tenha sido feita parcialmente. “Sempre é bem vinda uma ampliação no número de ciclofaixas. Mesmo que traga algum transtorno para os motoristas, mas ela deveria ter sido concluída”, avaliou.

 

TAGS