PUBLICIDADE
Notícias

Larvicidas são usados em carros-pipa para combater o mosquito da dengue

Todos os municípios cearenses receberam o material distribuído pelo Governo Federal. Além do Ceará, outros estados do Nordeste devem receber o larvicida

19:32 | 09/12/2015
O Ceará recebeu larvicidas que evitam o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e febre chikungunya. O produto, distribuído pelo Ministério da Saúde, deve ser colocado em carros-pipa que atendem municípios atingidos pela Seca.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), todos os 184 municípios cearenses já recebem unidades do larvicida, com entrega iniciada desde o último dia 20 de novembro. Uma nova remessa do material deve chegar no Estado ainda este mês. A secretaria não informou a quantidade do produto enviado pelo Ministério da Saúde.

A distribuição faz parte de projeto do Governo Federal que pretende distribuir larvicida contra desenvolvimento do mosquito da dengue para ser colocado em carros-pipa que atendem municípios do Nordeste atingidos pela estiagem. A remessa cearense chegou antes de o Ministério da Saúde confirmar a relação entre o zika vírus (também transmitido pelo Aedes aegypti) e o surgimento de casos de microcefalia na região nordestina.

O trabalho, segundo o Governo Federal, visa a impedir o nascimento do mosquito após a distribuição de água nas casas. Conforme o Ministério, as pessoas acomodam a água recebida dos carros-pipa em vasilhames que podem funcionar como criadouros do Aedes aegypti. Com o produto, mesmo com a depósito de ovos do mosquito, eles não têm como se desenvolver.

Microcefalia
Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e casos de microcefalia em crianças, que aumentaram significativamente nos últimos meses. De acordo com o Governo, 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram já notificados em 422 municípios brasileiros.

No Ceará, até o último sábado, 5, foram registrados 40 casos suspeitos de microcefalia, além do óbito de uma criança portadora da anomalia e suspeita de infecção pelo zika vírus. O número de casos deste ano supera todos os registros no Estado nos últimos cinco anos. De 2010 a 2014, 33 casos de microcefalia foram notificados no Ceará. Os dados constam no último boletim sobre microcefalia divulgado pelo Ministério da Saúde.

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com 25 representantes dos Estados e do Distrito Federal, governadores e vices, para discutir o assunto nesta terça-feira, 8. No encontro, eles discutiram o envolvimento dos estados na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Redação O POVO Online 
TAGS