PUBLICIDADE
Notícias

Jovens são capacitados para trabalhar em museu no Planalto Pici

Nas aulas, crianças e adolescentes do bairro têm informações sobre equipamentos culturais. Quatro deles serão selecionados para trabalhar em museu popular, que atua há quatro anos na região

12:56 | 05/12/2015

Crianças e adolescentes do Planalto Pici aprendem, desde a última sexta-feira, 4, sobre museologia em oficina concedida gratuitamente pelo Museu da Boneca de Pano. A instituição atua no bairro há quatro anos, ofertando cursos, oficinas e exposição para os moradores. O objetivo das aulas é capacitar os jovens para que eles possam trabalhar como monitores em museus. Ao concluir a oficina, quatro estudantes serão selecionados para atuarem no próprio equipamento com bolsa remunerada durante um ano.

Os jovens terão aulas sobre educação patrimonial e conhecerão a função e o papel social dos museus. Dinâmicas e brincadeiras devem compor as atividades. “Isso vai ajudá-los a se perceber como interlocutores entre o acervo e o público visitante”, esclarece Graziele Siqueira, museóloga do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), que ministra os três dias de oficina. O trabalho segue até este domingo, 6.

Ao todo, 12 jovens se matricularam nas aulas. A maioria deles já participaram de outras atividades oferecidas pelo Museu da Boneca de Pano. A instituição apresenta, entre outras atividades, oficinas com conteúdo relacionado à cultura popular. Vinícius Freitas, 11 anos, já aprendeu a tocar percussão e a confeccionar bonecas de pano no projeto. “O mais legal é porque antes eu não tinha muito como me divertir e hoje eu venho para cá”, diz o estudante.

A oficina de mediação de museus é uma das atividades do projeto de acessibilidade do Museu da Boneca de Pano, contemplado no Edital "CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro". Com o apoio, a instituição deve reformar e readequar o espaço pensando nas pessoas com deficiência física. Serão instaladas placas de identificação escritas em braile, intérpretes de Libras, rampas, autodescrição, peças táteis e sonoras. A programação inclui ainda palestra sobre acessibilidade cultural, oficinas de acessibilidade em museus.

Museu
O Museu da Boneca de Pano oferece oficinas e exposições gratuitas aos moradores do Planalto Pici. O equipamento funciona desde 2011, com projetos como Cineclube Tempo do Ronca, Calçada Cultural e o bloco do Rói Rói. Os jovens aprendem a confeccionar bonecas de pano e também a tocar percussão.

O espaço possui exposição permanente de bonecas de pano, com acervo de artesãs locais e também de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também há material de países como Alemanha e Peru. Entre as peças, estão bonecas de brinquedo e de decoração. “Nossa vontade é de trabalhar o lúdico com as crianças. Escolhemos que seria por meio da museologia social”, conta a Liduína Rodrigues, artesã e diretora do Museu da Boneca de Pano.

O equipamento foi construído na casa da própria artesã com o objetivo de educar as crianças e os adolescentes do bairro. “Com as bonecas, a gente pode trabalhar com a parte da cultura popular, mas também assuntos como sexualidade e etnia, por exemplo”, explica.

O museu é aberto ao público, com visitação às terças e quintas-feiras, das 9h às 17 horas. Nos demais dias, podem ser feitas visitas, desde que previamente agendadas.

 

Serviço

Museu da Boneca de Pano

Onde:  Rua Deputado Joel Marques, 110  - Planalto Pici
Visitação: Terças e quintas-feiras, das 9h às 17 horas. Nos demais dias, apenas com agendamento prévio
Informações: (85) 98631 3064 / 99839 8779 / 99222 2586 - http://museudabonecadepano.blogspot.com.br/

 

Redação O POVO Online 

TAGS