PUBLICIDADE
Notícias

Hospital de Messejana suspende novos atendimentos a crianças de outros estados

O comunicado aponta que a medida, que vai até o dia 31 de março, foi necessária para redução de gastos públicos e contenção de despesas

17:40 | 21/12/2015
NULL
NULL

Atualizada às 18h19min

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes suspendeu, desde a última sexta-feira, 18, recebimento de crianças oriundas de outros estados que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O comunicado assinado pelo diretor da unidade, Doutor Carlos Alberto Studart Gomes, aponta que a medida, que vai até o dia 31 de março, foi necessária para redução de gastos públicos e contenção de despesas.

O POVO Online procurou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que afirma que o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart retomará a oferta de vagas para TFD a pacientes de outros estados quando houver efetiva disponibilidade do serviço no Estado. ''Destaque-se que as normas do TFD estabelecem que o benefício somente é autorizado quando existir a garantia de atendimento no município/estado de referência, com horário e data definido previamente", diz, em nota

A suspensão dos novos atendimentos também foi denunciada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), que publicou nota de uma mãe sobre o caso. A Sesa explicou ainda que o TFD é é um benefício definido por uma portaria do Governo Federal, que tem por objetivo fornecer auxílio a pacientes atendidos pela rede pública ou conveniados/contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer lugar do Brasil onde exista a disponibilidade do serviço, ''desde que esgotadas todas as formas de tratamento de saúde na localidade em que o paciente residir'.
[SAIBAMAIS 4] No início de dezembro, o hospital de Messejana suspendeu as cirurgias no setor de Cardiologia Pediátrica por falta de suprimentos médicos. No último dia 12, um cirurgião afastado da unidade denunciou a falta de materiais no hospital.

Redação O POVO Online
TAGS