PUBLICIDADE
Notícias

Fotógrafo registra o cotidiano da comunidade Quadras, na Aldeota

Imagens foram capturadas para mostrar outro olhar sobre a comunidade

14:49 | 23/12/2015
http://www.opovo.com.br/app/galeria/2015/12/23/interna_galeria_fotos,2338/fotografo-registra-o-cotidiano-da-comunidade-quadras-na-aldeota.shtml
http://www.opovo.com.br/app/galeria/2015/12/23/interna_galeria_fotos,2338/fotografo-registra-o-cotidiano-da-comunidade-quadras-na-aldeota.shtml

Crianças voltando da escola, brincando na rua, sorrindo para a câmera. Homens e mulheres que conversam entre si enquanto concluem os afazeres do dia. Uma senhora que, sentada na calçada de casa, se põe a ler um livro. As cenas são da comunidade Quadras, na Aldeota, e “invisíveis” aos olhos do restante de Fortaleza, segundo o fotógrafo Rafael Morais, de 23 anos, quem produziu as imagens e as compartilhou em sua própria página no Facebook.

Ao todo, são 20 fotografias que já receberam mais de 700 comentários e mais de 150 compartilhamentos desde o dia 1º de dezembro deste ano. “Eu as fiz para mostrar às pessoas que elas não devem ter medo, que tem gente de bem que mora aqui”, justifica Rafael, também morador da comunidade.

O fotógrafo acredita que o diferencial da fotografia na favela é poder captar a simplicidade das pessoas, principalmente no jeito em que “elas olham para a câmera, se assustam, mas, depois, sorriem”. Ele comentou, também, que se surpreendeu com a quantidade de compartilhamentos que as imagens receberam e com a positiva repercussão local do ensaio. “Eles (os moradores das Quadras) não acreditaram. Disseram tipo ‘a gente mora aqui?’”.

O álbum foi compartilhado com a legenda “Sobe o vidro, filha. Aquela comunidade só tem bandido. Por quê? Não vê? É só o que passa na TV”.

Confira as imagens produzidas por Rafael Morais:

 

TAGS