PUBLICIDADE
Notícias

Equipamentos sonoros apreendidos são demolidos

Ação aconteceu na manhã desta sexta do pátio da Seuma, em Fortaleza. Os equipamentos foram apreendidos em fiscalizações do órgão desde 2012. Ao todo, 245 equipamentos foram demolidos e 44 doados a instituições filantrópicas

13:37 | 04/12/2015
NULL
NULL

Pela segunda vez este ano, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promoveu a demolição de equipamentos sonoros, popularmente chamados de paredões, apreendidos desde 2012. A ação ocorreu hoje pela manhã no estacionamento da Seuma.

Um total de 245 equipamentos foram destruídos com a ajuda de uma retroescavadeira. Os aparelhos foram apreendidos em fiscalizações feitas pela Seuma em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA).

Os equipamentos destruídos não foram resgatados no prazo estabelecido por lei e já apresentavam sinais de deterioração pela ação do tempo. Outros 44 aparelhos em bom estado de conservação e utilização foram doados a instituições filantrópicas.

O coordenador de fiscalização da Seuma, Mairlon Moreira, explica que a fiscalização é feita diariamente, mas de quinta a domingo o trabalho é intensificado.

[SAIBAMAIS 3]Além da apreensão dos paredões, que de acordo com a lei não podem circular pelo município mesmo desligado, a fiscalização é feita através de denúncias sobre perturbação do sossego alheio. “Das 6 horas da manhã até as 22 horas é permitido (o nível sonoro) até 70 decibéis. Após esse horário, cai para 60 decibéis”, afirma Mairlon.

A lei nº 9756/2011 proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos em vias, praças, praias e demais logradouros públicos em Fortaleza. A proibição também se estende aos espaços privados de livre acesso público, como postos de combustível e estacionamentos.

[VIDEO1]

De acordo com o subcomandante do BPMA, major Ricardo Mota, de janeiro a novembro deste ano um total de 2.894 equipamentos sonoros foram apreendidos na Capital. Em Sobral e Juazeiro do Norte, onde o BPMA também atua com fiscalização, as apreensões somaram 92 e 317 respectivamente.

Denúncias quanto à perturbação do sossego e circulação indevida de paredões podem ser feitas pelo 190, site da Seuma (www.fortaleza.ce.gov.br/seuma) ou telefone da BPMA.

Denúncias para BPMA
Contato: 3101-3545

 

[FOTO2]

TAGS