PUBLICIDADE
Notícias

Em carta à Faec, Fiocruz reconhece o Ceará como último colocado em consumo de pesticidas

O documento serviu para explicar o equívoco divulgado em setembro, em que o Estado era considerado o 3° maior consumidor de produtos químicos do País

19:26 | 29/12/2015
NULL
NULL
O Ceará ocupa o último lugar no Brasil em consumo de defensivos agrícolas por hectare plantado. O reconhecimento foi feito neste mês, por meio de Ofício da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, enviado a Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). O documento foi assinado pelo presidente em exercício Valcler Rangel Fernandes e pelo diretor do Fiocruz cearense, Fernando Carneiro. A carta serviu para explicar o dado divulgado há três meses, em que afirmava que o Estado era o 3° maior consumidor brasileiro de agrotóxicos.

“O dado inicial, baseado no volume de agrotóxicos comercializados no Ceará, dividido por hectare plantado, não deve ser entendido como efetivamente utilizado pela produção agrícola no Estado. O alto volume de comercialização ocorre pelo fato de o Ceará ser sede de um dos maiores fabricantes de agrotóxicos do Brasil. Dessa forma, o cálculo feito com base na relação entre a quantidade comercializada e área cultivada não deve ser interpretado como consumo de agrotóxicos", explicou a Fiocruz no texto enviado à Faec.

A produção agrícola no Estado, que corresponde a 0,3% da produção nacional, utiliza uma média de 0,79kg de agrotóxico por hectare plantado, e não 19,76kg, como divulgado inicialmente.

O documento encerra destacando que “os dados não foram produzidos pela Fiocruz”, e continuou: “Entendemos ser importante desfazer esse mal entendido sobre a forma de cálculo e sua interpretação, considerando nossa responsabilidade na divulgação dos mesmos”, disse a Fundação.

Redação O POVO Online
TAGS