PUBLICIDADE
Notícias

Dupla usa a música para superar o vício das drogas

A carioca Vanessa e o cearense Cleilson fazem shows improvisados nas paradas de ônibus de Fortaleza. A música é a principal ferramenta de sustento e de recuperação do vício das drogas

16:55 | 17/12/2015
NULL
NULL

Aos 32 anos, Vanessa Grasser já percorreu dez estados brasileiros desde que saiu da sua cidade natal, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. E tudo isso de bicicleta, garantindo a sobrevivência cantando ali e acolá. A motivação da viagem começou com a vontade de “fugir das drogas”, como ela mesma define. Em Fortaleza desde julho, conheceu Cleilson Ferreira da Silva, 27, com quem montou uma dupla improvisada para cantar e tocar nos pontos de ônibus da cidade.

“Eu aprendi a tocar um tamborzinho que eu comprei na Bahia e pensei: ‘vou me virar dentro dos ônibus’. Comecei a entrar nos coletivos com um nariz de palhaço e uma peruca, porque eu morria de vergonha”, brinca. Vanessa garantiu uma vaga na Pousada Social do bairro Centro e, lá dentro, Bruno, um educador social lhe apresentou Cleilson, que também luta contra o vício das drogas.

"O Bruno tenta caçar os talentos das pessoas para que elas façam algo construtivo. Há dois meses estamos tocando por aí”, lembra Cleilson. No início, a dupla entrava nos coletivos, mas o dinheiro da passagem começou a pesar. Foi preciso fazer o show nas paradas de ônibus, onde disputam atenção com o barulho dos coletivos. “Não dá pra ficar o dia inteiro, a voz fica baqueada. Temos que gritar pro pessoal escutar”, diz Vanessa.
[VIDEO1]
Relação com a música
Cleilson começou a tocar violão aos 14 anos, teve uma banda de rock e chegou a fazer gravações em casa. Os conflitos familiares e o crack, "a pior droga", fizeram com que ele saísse da casa da família e fosse morar na rua no início deste ano. "É o padrão nessas situações, eu não queria eles por perto”, diz.

Agora, tenta se recuperar do vício e sonha voltar a trabalhar. "Fui chapeiro, impressor de estamparia e zelador, minha última função. Mas as drogas me afastaram, eu mesmo larguei meus trabalhos porque não me sentia estável psicologicamente".
[VIDEO2]
A música, que antes era hobby, tornou-se a principal ferramenta de recuperação e sustento. "Traz uma alegria, é um prazer único, providencia meu crescimento pessoal", diz Cleilson. "A saudade é preenchida pela música, e a vontade de usar drogas também", completa Vanessa.

Especial de Natal
A história de Vanessa e Cleilson será apresentada no especial de Natal do programa “Sala de Conversa”, da Rádio O POVO CBN, na manhã do próximo dia 26. A apresentadora Ana Paula Lima conta que a ideia é mostrar o outro lado das ações de caridade na época natalina.

“Sempre na época de Natal as pessoas ajudam [os moradores em situação de rua] fazendo jantar, doando roupas. Mas é uma relação unilateral, então quisemos ouvir o lado deles, porque são pessoas como nós, e nós poderiamos estar nessa situação”, diz Ana Paula.

%2b Ouça um trecho do especial de Natal do "Sala de Conversa"

Também participará do programa o coordenador do Grupo Amor (Apoio aos Moradores de Rua), Helano Cunto, 38, que conheceu Vanessa em uma das ações de voluntariado da equipe. "Eu estava na praça [do Ferreira] para falar com os moradores e escutei uma pessoa cantando Legião Urbana. Gravamos um vídeo e foi sucesso", comemora.

O grupo formado por amigos busca, além da doação de comida, estabelecer uma relação pessoal com os moradores em situação de rua. Na quinta-feira, 24, será realizado o encontro de Natal deles, a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira. Os interessados poderão levar produtos de higiene para doação ou entrar em contato com a organização pelo telefone (85) 99889964.

Serviço

Sala de Conversa – Rádio O POVO CBN
Data: 26 de dezembro
Horário: 9h às 10 horas
Frequência: FM 95,5 FM e na AM 1010
Link na internet: http://radios.opovo.com.br/opovocbn/

TAGS