PUBLICIDADE
Notícias

Conheça o primeiro faixa-preta portador de síndrome de Down no Nordeste

11:14 | 15/12/2015
NULL
NULL
O domingo, 13, foi o ápice de uma trajetória iniciada em 1998 por Giuliano Gemma Barbosa Oliveira. Aos 23 anos, ele tornou-se faixa- preta de judô, em cerimônia realizada no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro de Fortaleza. Após passar nas provas prática e teórica, Giluliano igualou o paulista Breno Viola e o carioca Felippe Reis, que também são portadores de Síndrome de Down e faixas-preta em judô. Ele, portanto, é o primeiro do Norte-Nordeste a alcançar tal conquista.

Desde os seis anos que Giluliano treina, levado por um paixão por esportes. "Ele sempre quis praticar algum esporte. No começo, ele queria capoeira, mas temendo as lesões, preferimos o judô", conta a Gemma, mãe de Giuliano. Além de satisfazer a vontade dele, ela conta que o esporte ajudou o filho melhorando a postura dele, incentivando a disciplina e evitando a tendência que portadores de Síndrome de Down têm de engordar. Após conversas com a psicóloga que atendia Giuliano e com o professor Marcelo Frazão, da academia onde iria treinar, ele foi matriculado.

Em março deste ano, Giuliano era faixa marrom. Foram oito meses de curso para a mudança de faixa, ao lado de outros 58 aspirantes. Nesse período, só houve ajuda especial a Giuliano na prova teórica, onde uma pessoa lia as perguntas para ele. Aliás, nunca houve diferença no ensino de Giuliano, conta Maison Sampaio, atual professor dele. "Não há diferença. Sempre tratamos ele igual aos outros meninos. Sempre respeitamos limitações, o estágio de cada um. E sempre trabalhamos para não excluí-lo", diz Maison.

Maison ainda diz que Giuliano é capaz de realizar os mesmos movimentos que qualquer faixa-preta em judô. "A gente sabia que ele era capaz. Ele não teve dificuldade", afirma Maison. Assim sendo, a principal dificuldade deve ter sido convencer Giuliano a não assistir a luta entre José Aldo e Conor McGregor, no UFC da madrugada de domingo, horas antes da cerimônia em que mudaria de faixa, como conta Gemma, ilustrando a paixão do filho pelo esporte.

Confira uma parte do "kata" de Giuliano, o conjunto das técnicas fundamentais de demonstração obrigatória para mudança de faixa.
[VIDEO1]

Redação O POVO Online
TAGS