PUBLICIDADE
Notícias

Alunos, professora e diretor do CH da Uece acabam em delegacia após confusão

O grupo prestou depoimento no 4º DP após, segundo relatos dos estudantes, o diretor do Centro, Eduardo Triandópolis, agredir física e verbalmente alunos que se manifestavam na sala da diretoria. A versão do diretor é de que a agressão partiu do grupo

19:57 | 03/12/2015
NULL
NULL

Alunos, uma professora e o diretor do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram parar na delegacia na tarde desta quinta-feira, 3, após mais um episódio de confusão envolvendo o diretor da unidade que fica no Bairro de Fátima.

O grupo prestou depoimento no 4º Distrito Policial (DP) após, segundo relatos dos estudantes, o diretor do Centro, Eduardo Triandópolis, agredir física e verbalmente alunos que se manifestavam na sala da diretoria no fim desta manhã. A versão do diretor, conforme depoimento dado na delegacia, é de que a agressão partiu do grupo.

Um vídeo foi compartilhado nas redes sociais com o momento em que o diretor deixa o CH escoltado por policiais.

Os alunos se dizem insatisfeitos com a gestão de Triandópolis, descrito por eles como “fascista” e “ditador”. A estudante de Ciências Sociais e diretora dos Direitos Humanos da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Lacerda, afirma que o diretor trata os alunos de maneira preconceituosa, utilizando termos como “bandidinho” e “favelado”.

De acordo com a vice-coordenadora do Curso de Filosofia da Uece, Eliana Paiva, que também compareceu à delegacia, o estopim para a manifestação “foi porque ele fraudou três atas de uma banca examinadora e solicitou a demissão de dois professores sem justa causa”.

Conforme relato dos estudantes, Triandópolis chegou ao CH acompanhado por seis viaturas da Polícia Militar (PM) pedindo interferência policial para a retirada dos alunos, permitindo assim a entrada dele na sala.

[FOTO2] 

A vice-coordenadora de Filosofia, Eliana Paiva, explica que, após determinação do Conselho, o diretor está proibido de utilizar o espaço do Centro para as atividades administrativas. A decisão foi tomada após pedido dos alunos e professores, diante dos episódios relatados. Eliana afirma ainda que esta é a “oitava vez que o Triandópolis chama a Polícia” no local.

Ocupação

Em agosto deste ano, os universitários ocuparam a sala da direção do CH, reclamando do “autoritarismo” e outros episódios ligados ao diretor.

Durante a confusão desta tarde, o grupo afirma que Triandópolis usou um parafuso para agredir os alunos. Em depoimento à delegada do 4º DP, Milena Moraes, o diretor alegou que foi a vítima da agressão.

Segundo a assessora jurídica dos estudantes, Estela Maires, vão ser tomadas “medidas cabíveis, administrativas e jurídicas, contra o diretor”.

A delegada do 4º DP informou que abrirá inquérito para apurar “os reais motivos” que afetam as divergências entre as partes.

O POVO Online tentou entrar em contato com a chefe de gabinete da Reitoria da Uece, mas as ligações não foram atendidas.

[FOTO3] 

Confira vídeo do momento em que Triandópolis deixa o CH da Uece, escoltado pela Polícia:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online, com informações de Antônio Gláuber

TAGS