PUBLICIDADE
Notícias

Agentes de combate ao Aedes aegypti recebem capacitação para chikungunya e zika em Fortaleza

Cerca de 1.000 agentes serão capacitados, até dia 20 de janeiro. Eles serão divididos em 20 turmas com 50 agentes, em média, onde aprenderam sobre as novas doenças transmitidas pelo mosquito, que é também o vetor da dengue

15:07 | 22/12/2015
NULL
NULL
Embora se trate do mesmo mosquito transmissor da dengue, 48 agentes de combate às endemias de Fortaleza participaram, na manhã desta terça-feira (22), de uma capacitação para enfrentar a chikungunya e a zika. Os profissionais atuam na Regional V, a que apresenta o maior índice de infestação predial pela dengue na capital cearense. 

O “Seminário de Atualização em Vigilância e Controle do Mosquito Aedes Aegypti”, no Centro de Controles de Zoonoses vai capacitar cerca de 1.000 agentes, até  dia 20 de janeiro. Eles serão divididos em 20 turmas com 50 agentes, em média. As palestras ocorrem de terça à sexta-feira, com exceção das semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo.

De acordo com o gerente da Célula do Núcleo de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal da Saúde, Nélio Morais, “esse seminário tem o objetivo de qualificar e fortalecer os conhecimentos dos agentes em relação à sua área de atividade e, sobretudo, a questão atual do zika, que é um fato inédito no País e que está se transformando em um caso de grande repercussão sanitária por fatores relacionados à microcefalia”.

A microcefalia é caracterizada pela redução do tamanho da cabeça e do cérebro da criança durante o processo de desenvolvimento fetal. Em novembro, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o aumento no número de casos dessa má formação com o surto de zika vírus em alguns estados do Norte-Nordeste.

De acordo com a médica da Estratégia de Saúde da Família do município, Kilma Wanderley Lopes, a capacitação “vai deixar o agente mais seguro para informar os moradores dos imóveis que ele visita sobre a prevenção e a identificação de possíveis casos de dengue, chikungunya e zika”. 

Saiba mais
Índice de infestação predial por Regional em Fortaleza (em porcentagem):

Regional V: 1,14
Regional III: 1,11
Regional IV: 0,75
Regional VI: 0,72
Regional I: 0,66
Regional II: 0,93
TAGS