PUBLICIDADE
Notícias

A história de quem nasceu na véspera do Natal e do Ano Novo

Quem faz aniversário no período de Boas Festas tem que lidar com a dificuldade de reunir amigos, mas a comemoração é sempre em dobro

08:00 | 24/12/2015
NULL
NULL
A ceia de Natal deles ganha bolo de aniversário e, para alguns, a comemoração tem direito a fogos de artifício. Quem nasce durante o período de Boas Festas está acostumado a disputar o tempo dos amigos próximos com viagens de fim de ano. A máxima de “um presente por dois” também é comum para os filhos dos dias festivos.

Para a analista de marketing Nathália Gama, no entanto, não tem essa de só um presente. "Pelo menos namorado, mãe e irmão têm que dar dois presentes!”, brinca. Ela faz 29 anos nesta sexta-feira, 25, Dia de Natal. O nome dela, inclusive, quer dizer "nascida no Natal". "Sempre é uma confusão, porque na minha família tem a tradição de na meia-noite, no lugar de todos se abraçarem, começam a cantar parabéns para mim", diz ela.

Apesar da dificuldade de dissociar o aniversário da comemoração religiosa, ela garante que os amigos não esquecem. "As redes sociais ajudam a lembrar às pessoas. Na época do colégio eu ficava meio triste porque estava todo mundo com a família, mas hoje em dia já consigo marcar uma 'reuniãozinha'. Até porque é feriado e tá todo mundo de bobeira", afirma.

Já Natália Braga, que completa 20 anos nesta quinta-feira, 24, diz que não liga muito para comemorações e nem tem o costume de fazer festa com os amigos, pois "todo mundo quer ficar com a família". "Meu aniversário é basicamente uma ceia de natal, tem bolo e às vezes ganho presente em dobro. Eu gosto de ter nascido nessa data porque tenho a possibilidade de ver os parentes que eu não via há tempos. Eu não mudaria, nem vejo outra data melhor para nascer", relata.

A professora de educação infantil Aline Campos Alves completa 33 anos no dia 25 e destaca a honra de ter nascido justamente no dia em que nasceu Jesus Cristo. "Às vezes eu brinco que sou tão importante que nasci com o Pai. Eu tenho o pensamento de que no aniversário a gente fecha o ciclo depois de um ano inteiro, é um momento muito meu ". Quando vai desejar feliz Natal, ela conta que sempre ganha um ''parabéns''. "O real sentido do Natal é refletir o que a gente poder melhorar e também agradecer o que teve de bom", completa.
[FOTO2]
Último dia do ano
O estudante de Ciências Atuariais Ricardo Esteves, 22, foge à regra e compõe o time daqueles que não curtem as festas de fim de ano. Ele completa 22 anos no próximo dia 31 e acha a época "bem triste". ''Esse lance de retrospectiva eu não gosto muito, porque acho repetitivo. Fora as promessas que as pessoas costumam fazer e a gente sabe que não cumprem. Eu tenho a ideologia de que posso começar a fazer algo hoje, qualquer dia", pondera.

A meta de Esteves, que não gosta de festas, é sempre ficar em casa. "Eu geralmente saio contra a minha vontade ou vem gente aqui e faz pressão para eu ir comemorar o aniversário e o Ano Novo’’, brinca.
Pedro Martins Ponte, que também faz aniversário no dia 31, gosta de fazer festas em sua casa. "Quando eu era criança era difícil o pessoal estar presente, mas hoje comemoro no próprio dia e quem pode aparecer já passa a virada do ano comigo". Perto de fazer 21 anos, ele diz que a participação da família e dos amigos é mais importante que os presentes. "Mas claro, o presente é bom, é ótimo. Só não é essencial", define.
[FOTO3]
Com o objetivo de ser veterinário, Pedro acredita que o Ano Novo traz expectativas de novas oportunidades, mas o que faz a diferença são as atitudes de cada um. E também não mudaria a data de nascimento. "Eu nunca perdi o gosto pelo meu aniversário porque é nessa época, eu amo nascer no dia 31!".
TAGS