PUBLICIDADE
Notícias

Walter Cantídio reduzirá serviços em até 50% e suspenderá transplantes

A medida começa a valer a partir desta segunda-feira, 30, devido à insuficiência de repasses de recursos destinados à assistência ao SUS

21:04 | 29/11/2015
Referência em transplantes de órgãos, o Hospital Universitário Walter Cantídio suspenderá a transplantação de rim, pâncreas, fígado e medula óssea. De acordo com um documento que circula nas redes sociais, assinado na última sexta-feira, 27, pelos gestores do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), os serviços na unidade serão reduzidos progressivamente em até 50% da capacidade atual instalada, a partir desta segunda-feira, 30, devido à insuficiência de repasses de recursos destinados à assistência à saúde do Serviço Único (SUS). A Reitoria da UFC confirmou ao O POVO Online a veracidade do conteúdo.

Conforme a nota, no caso de transplante de medula óssea no Walter Cantídio, serão realizados apenas mais dois procedimentos, tendo em vista que os pacientes já estão com células a serem infundidas em via de coleta. O documento informa também que as cirurgias eletivas de alta complexidade estão suspensas na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

"Em função desse cenário adverso, teremos de reduzir progressivamente a nossa oferta de serviços no Cantídio a partir do dia 30. Essa medida se aplica aos leitos, às salas cirúrgicas, às novas consultas e aos exames complementares em até 50% da nossa capacidade atual instalada", diz a nota.

De acordo com o documento, os agentes da rede pública de saúde serão comunicados oficialmente, como as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; a Reitoria da UFC; e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O POVO Online tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar da UFC, mas o telefone estava desligado.

Reitoria é contra
A Reitoria da UFC, por meio da assessoria, confirmou a veracidade do documento e se posicionou contra a decisão dos gestores do Complexo Hospitalar diante das dificuldades. O reitor Henry Campos viajará nesta segunda-feira, 30, pela manhã, para Brasília.

Segundo a assessoria de comunicação, o reitor se reunirá com o secretário superior do Ministério da Educação, Jesualdo Farias, e membros da direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para discutir a questão.

Transplante de fígado
O Hospital Universitário Walter Cantídio, pelo segundo ano consecutivo, foi considerado a unidade de saúde que mais realizou transplante de fígado no Brasil, em 2014. Os dados são Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), no documento ‘Dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado’.

No ano passado, foram feitos 135 transplantes de fígado no local, sendo três de doadores vivos e 132 de doadores falecidos. O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por sua vez, que ficou em 2º lugar no ranking, teve 125 transplantes de fígado.
TAGS