PUBLICIDADE
Notícias

Semana Nacional do Doador Voluntário de sangue terá shows de humor em Fortaleza

A expectativa é que sejam realizadas 3000 doações de sangue no Ceará, durante toda a campanha, garantindo o estoque para o fim do ano. Atualmente, demanda está estável

15:25 | 10/11/2015
NULL
NULL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realiza, entre os dias 23 e 29 de novembro, a IX Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A campanha serve para garantir o estoque no período do Natal e do Ano Novo, quando a demanda aumenta. Para incentivar e agradecer os voluntários, a programação contará com shows de humor na unidade de Fortaleza, além de ações de conscientização no Crato, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá.

O evento ocorre em todo mês novembro em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 23. “É necessário conscientizar a população para que a doação seja um ato regular e voluntário, de cada um para todos, por amor, por solidariedade e com um único intuito: ajudar a salvar vidas”, afirma a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Segundo o Hemoce, o estoque de sangue está estável e atende, no momento, 100 % da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam realizadas 3000 doações de sangue no Ceará, durante toda a campanha, garantindo o estoque para o fim do ano.

Seja um doador
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. No caso dos voluntários com menos de 18 anos, é necessária ainda a apresentação do termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce.

Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. A doação de mulheres pode ser feita a cada três meses e, no máximo três vezes ao ano, segundo o Hemoce. O processo de doação dura, em média, 40 minutos.

Serviço

Programação em Fortaleza

[FOTO2] 

TAGS