PUBLICIDADE
Notícias

Prazo para vacinação contra febre aftosa termina nesta quarta

A vacinação de bovinos e bubalinos é obrigatória. A multa é de R$ 16 por cabeça de animal não vacinado

17:26 | 30/11/2015
NULL
NULL
Criadores de bovinos e bubalinos de todo o Ceará têm até quarta-feira, 2, para vacinar seu rebanho contra a febre aftosa.

A vacinação dos referidos animais é obrigatória e quem não cumprir o prazo estabelecido será punido conforme a Lei. A multa é de R$ 16 por cabeça de animal não vacinado e o produtor ainda fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que garante o trânsito animal para outras localidades.

As doses das vacinas estão disponíveis em lojas de revendas de produtos agropecuários. A meta desta segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é imunizar pelo menos 95% do rebanho cearense. O Estado conta atualmente com cerca de 2,582 milhões de cabeças de bovinos.

Em maio de 2014, o Ceará foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre internacional de febre aftosa.

A doença

A febre aftosa é uma enfermidade viral, das mais contagiosas, que atinge bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos os ruminantes selvagens.

A doença leva o animal a sentir calafrios, febre e a diminuir a produtividade de leite. Após a manifestação das feridas/aftas, o animal sofre ainda com a falta de apetite, levando-o a ficar fraco e prostrado.

A aftosa não traz riscos à saúde humana, mesmo após consumo de carne, leite e derivados de animais infectados, mas resulta em prejuízos econômicos.

Redação O POVO Online 
TAGS