PUBLICIDADE
Notícias

Mutirão de combate ao câncer de pele vai atender mais de mil cearenses

A estimativa é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas neste sábado, 7, em 23 estados brasileiros. No Ceará, cinco mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele só no ano passado

17:35 | 06/11/2015
NULL
NULL
Neste sábado, 7, médicos voluntários devem atender cerca de 30 mil pessoas durante o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (Dia C). A ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará consultas gratuitas em 121 postos de atendimento espalhados por 23 estados brasileiros. Os cearenses poderão se dirigir a um dos três postos de Fortaleza, localizados no Centro da cidade e nos bairros Papicu e Rodolfo Teófilo, das 8 às 14 horas.
 
Em 2014, a incidência foi de 182 mil casos de câncer de pele no Brasil, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Desses, mais de cinco mil foram registrados no Ceará.
 
[SAIBAMAIS3]O presidente da SBD-CE, Paulo Eduardo Gonçalves, afirma que 96% de câncer em categoria não melanoma, de fácil resolução, são curados sem grande comprometimento sistêmico e letalidade baixa. "É essencial que, ao notar qualquer lesão suspeita na pele, como sinais que mudam de cor ou cicatrizações muito demoradas, um dermatologista seja consultado para que uma solução ocorra de forma rápida", explica o médico. 
 
O evento, que já acontece há 15 anos, envolve 3 mil especialistas voluntários espalhados pelo País. No Ceará, a previsão é de que mil atendimentos sejam realizados. O Centro de Dermatologia Dona Libânia, referência no tratamento ao câncer de pele, costuma receber cerca de 700 pessoas por ano. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) também receberão pacientes.
 
Procedimento 
 
O dermatologista ressalta que a campanha é voltada para orientação e avaliação de pessoas com suspeita de câncer de pele, e não exatamente de atendimento dermatológico. "É uma triagem. Se for detectado o câncer, orientamos como seguir. Caso contrário, o paciente será encaminhado a outro serviço especializado".

Segundo especialistas, o autoexame para lesão dermatológica é diferente de uma autoavaliação na mama, que pode ser feita à palma. "Nesse caso, o autoexame é feito a partir da observação de manchas que mudam de coloração, ferimentos que não cicatrizam, além de considerar tamanho e a regularidade das bordas", explica o dr. Paulo Gonçalves.

É importante também ter o apoio de familiares, já que lesões nas costas e no couro cabeludo não são notadas com tanta facilidade. Se o procedimento resultar em suspeita, o indicado é seguir com atendimento de rotina - procure um posto de saúde ou encaminhamento para serviços dermatológicos.
 
Manifestação 
 
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A = lesão assimétrica
B = bordas irregulares
C = alteração de cor
D = diâmetro maior que 6 mm
E = evolução ou modificação da lesão 
 
Cuidados
 
- Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
- Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).
- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão.
- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
- Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
- Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses. 
 
Serviço 
 
Dia C - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Sábado, 7 de novembro, de 8h às 14
Centro de Dermatologia Dona Libânia (rua Pedro I, 1033 - Centro) 
Hospital Geral de Fortaleza (rua Ávila Goulart, 900 - Papicu)
Hospital Universitário Walter Cantídio (rua Capitão Francisco Pedro, 1290 - Rodolfo Teófilo)
 
O atendimento será feito por ordem de chegada. A organização orienta que os pacientes cheguem até as 13 horas, para que todos sejam atendidos dentro do horário previsto.
 
Mais informações: 0800-701-3187 / 0800-707-7343
Ou pelo site: www.sbd.org.br 
Redação O POVO Online 
TAGS