PUBLICIDADE
Notícias

MPCE emite documento recomendando tombamento do Clube Náutico à nível estadual

Em 2013 foi aprovado o Projeto Novo Náutico, que prevê a construção de torres empresariais, um hotel e um shopping center no local; o Ministério afirma que a obra compromete 70% do clube

17:18 | 17/11/2015
NULL
NULL

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu recomendação de tombamento do Clube Náutico Atlético Cearense à nível estadual. O documento será apresentado nesta quarta-feira, 18, na reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (COEPA), à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O órgão afirma que o documento tem intuito de reforçar a proteção do clube, que “constitui um patrimônio cultural material e imaterial, reconhecido como lugar de memória da cidade de Fortaleza”.

[SAIBAMAIS3] 

Apesar do tombamento definitivo realizado pela Prefeitura Municipal através do Decreto de nº 13.038/2012, foi aprovado em 2013 o Projeto Novo Náutico, que prevê o arrendamento de parte do terreno para construção de torres empresariais, um hotel e um shopping center no local. Segundo o MPCE, o projeto compromete quase 70% do clube.

O documento que pede a preservação do espaço foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE), promotora de Justiça Socorro Brilhante.

A promotora destacou que Fortaleza tem se “caracterizado por um desprezo e descuido crônicos quanto à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e arquitetônico”.

Redação O POVO Online

TAGS