PUBLICIDADE
Notícias

Moradores denunciam desperdício de água no Papicu

De acordo com moradores, "há muito tempo" um cano jorra água limpa próximo ao HGF

18:03 | 27/11/2015
Em pleno período de estiagem no Ceará, um fato causa indignação no encontro das ruas Otávio Lobo com Lauro Nogueira: um cano que desperdiça água límpida. De acordo com depoimentos, o problema já perdura há “muito tempo”. O local fica próximo ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Papicu. A denúncia foi feita ao O POVO Online nesta semana.

Um morador, que preferiu não se identificar, contou que o caso não é recente. Algumas tentativas de solução já foram tomadas para que a situação fosse resolvida, mas nenhum pedido foi atendido. “A Cagece e a prefeitura já vieram aqui, olharam e não fizeram exatamente nada pra isso parar”, esbravejou.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou por meio de nota que a ocorrência relatada não se trata de uma demanda do órgão. A Ouvidoria da Regional II, responsável pela área, disse não constar nenhuma denúncia sobre o fato, mas que enviará ao local uma equipe para analisar o problema.

Algumas pessoas residentes no bairro acham que o líquido vem do subsolo de um prédio residencial, por ter sido construído sobre um “olho d’água”. Eles acusam a má execução do plano de construção por parte dos engenheiros. “Eles perfuraram além do que era necessário”, falou uma pessoa que disse trabalhar com engenharia civil. Segundo ele, para não perder o espaço físico, foi colocada uma “bomba” para que o líquido fosse jorrado do lugar para uma fonte externa. “A água está sendo desperdiçada diretamente em uma galeria que a despeja diretamente no mar, sem coleta ou qualquer tipo de tratamento”, disse.  
[VIDEO1]
O comerciante Erevaldo Oliveira, 40, que possui um bar em frente ao local, afirma que a descoberta do desperdício foi feita após o início da execução das obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação do programa municipal de drenagem urbana da região. “Não é possível calcular de desde quando isso acontece (desperdício), pois a gente só veio descobrir depois do começo das obras que a prefeitura está fazendo, que modificou toda a rua”e brinca: “Tem gente que toma banho aí. Parece o Piscinão de Ramos”.

Mototaxistas que trabalham na região, são unânimes à opinião sobre o uso adequado do recurso hídrico. “Dava para aproveitar”, diz um deles. Outro comenta que já a utilizou para lavar a moto. De acordo com eles, ela é utilizada para diversos serviços, como lavagens de carros, banhos de pessoas que vivem na rua e uso doméstico. “Quando falta em casa, as pessoas vão pegar lá”, falou outro profissional.

No momento em que O POVO esteve no local, um morador captava água para uso doméstico. “Eu uso em casa, lavo carro, mas nunca bebi. Não sei se dá pra beber”, relatou.

O síndico do prédio foi procurado pelo O POVO Online, mas não foi encontrado até o fechamento desta matéria.

Seca
Neste ano, o Ceará atravessou o quarto ano consecutivo de estiagem. A falta de chuva prejudicou, principalmente, cidades do interior do Estado. Dos 184 municípios cearenses, 139 já declararam situação de emergência por conta da seca.

Em setembro, O POVO publicou que os reservatórios cearenses atingiram o menor nível de toda a década. Somados, todos os reservatórios estão funcionando com 15,4% da capacidade, de acordo com dados coletados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 153 açudes acompanhados pelo órgão, 123 estão com capacidade inferior a 30%.

Saiba mais
O olho d’água tem concentração em locais onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático;
O rebaixamento do lençol freático é uma técnica muito utilizada na construção de prédios;
Todo terreno possui um lençol de água no seu subsolo. Então instalam-se bombas muito potentes que, funcionando 24 horas por dia, retiram o líquido do subsolo.
TAGS