PUBLICIDADE
Notícias

Interno segue em estado grave; Lewandowski enviará assessor ao Ceará

22:55 | 06/11/2015
NULL
NULL


Interno baleado durante rebelião nos centros educacionais São Francisco e São Miguel na manhã desta sexta-feira, 6, segue em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF) e aguarda por cirurgia. Ao todo, sete adolescentes foram encaminhados ao hospital, sendo dois deles com ferimentos por arma de fogo. Diante da crise no sistema socioeducativo no Ceará, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, enviará um assessor ao Estado para acompanhar a situação.

A rebelião teve início por volta das 10h30min e foi definida pelo juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, como “a pior do ano”. “Os dois centros ficaram completamente destruídos. Era um palco de guerra. E até às 18h30min não havia um posicionamento de para onde os adolescentes seriam levados”, descreveu o juiz.

%2bConfira galeria de imagens feitas após as rebeliões

O Batalhão de Policiamento de Choque foi acionado para conter os adolescentes dos dois centros, que juntos somam aproximadamente 350 internos. A rebelião foi contida e os adolescentes foram despidos e sentaram enfileirados numa quadra do São Francisco.

Clístenes conta que chegou neste momento ao local e critica a ação: “é vexatória e fere a intimidade e a dignidade humana”. “Para mim, foi dada a explicação de que devido a rebelião os policiais não tiveram tempo de vistoriar cada adolescente um por um”, acrescentou.

Procurado pelo O POVO Online na noite desta sexta-feira, 6, por meio de assessoria o Governo do Estado afirmou que por conta da hora não tinha como dar retorno sobre a ação.

TAGS